A Escrita e a Leitura no Ensino Fundamental: Espaço para a Produção de Autoria


Book Description

O livro A escrita e a leitura no ensino fundamental: espaço para a produção de autoria foi produzido para professores, pesquisadores e interessados no ensino e na compreensão da Língua Portuguesa. A obra trata de questões relacionadas à produção do relatório de campo, e além disso, dá condições para o desenvolvimento de habilidades na produção de textos de autoria coesos e coerentes, de acordo com as necessidades advindas do contexto social dos estudantes do ensino fundamental. Neste livro, a proposta de produção textual deixa de ser artificial porque mostra que é possível garantir ao estudante o conhecimento indispensável e a autonomia para escrever a sua palavra pela real necessidade do dizer. Portanto, o interesse em ler o livro se deve, inicialmente, à compreensão do processo de escrita autoral. O leitor terá a oportunidade de compreender, por meio de exemplos, que para escrever textos significativos com autoria é necessário ensinar aos estudantes do ensino fundamental a planejar o que irão produzir e a revisar a escrita antes de ela circular, tanto entre os colegas e familiares quanto em um jornal mural ou até em uma página virtual. Da forma como o livro trata da produção de autoria, leva o aluno a participar de forma eficiente de atividades da vida social que compreendem o ler e o escrever. O volume foi desenvolvido a partir da relevância empregada aos gêneros discursivos, que possibilita ao estudante-autor o uso, pela materialidade verbal, das evidências de sua singularidade, subjetividade, e principalmente, a elaboração autoral em meio ao processo de compreensão e organização da linguagem escrita. O que mobilizou a autora a escrever é a certeza de que no momento atual a escrita ocupa um lugar de destaque nas distintas atividades de sala de aula, além de integrar a cultura escolar brasileira. Considerando o momento sócio-histórico e as práticas sociais e escolares realizadas, a autora leva em conta a necessidade de a escola e os professores preocuparem-se em formar sujeitos letrados e preparados para reconhecer seus deveres e direitos.




Produzindo Autores


Book Description

Produzindo Autores é o resultado da imersão numa sala de aula de Ensino Fundamental, feita no mestrado em Educação, com o objetivo de analisar as condições de produção de textos e sua relação com a construção da autoria. Tem por fundamento a concepção de textos como produções – orais e escritas – que adquirem seu sentido numa situação de interlocução e apoia-se numa perspectiva sociocultural de aprendizagem, que concebe a sala de aula como um espaço propiciador da participação dos sujeitos na construção de conhecimentos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, são apresentadas as observações feitas em aulas de uma turma de Ensino Fundamental, da rede pública estadual. A análise se baseou em diálogos orais estabelecidos pelos integrantes da turma e nos textos escritos pelos alunos durante um semestre escolar. A descrição da rotina da turma apresentada possibilitou a identificação dos significados das ações construídas na interação entre os sujeitos e, com relação à autoria, a identificação das características atribuídas ao autor pelos membros do grupo. Sua leitura, portanto, é atual e necessária e pode gerar mudanças na própria formação de educadores ao demonstrar que a análise das práticas discursivas efetivadas em salas de aula fornece pistas para a compreensão da assunção da autoria pelos alunos, nos textos que produzem.




Leitura e escrita no ensino de ciências


Book Description

Esta pesquisa teve objetivo de analisar o funcionamento da leitura e da escrita em aulas de ciências, ou seja, compreender em que condições se desenvolvem, quais as compreensões sobre seu papel nas aulas de ciências, de que modo produzem efeitos (de sentidos) no ensino/aprendizagem de ciências. Além disso, a partir de um trabalho de colaboração com dois professores de ciências de uma escola pública de Florianópolis, buscamos modificar as condições de produção de leitura e de escrita, partindo do pressuposto de que tais modificações poderiam produzir mudanças no modo como professores e estudantes relacionam-se e produzem interpretações de/sobre textos de ciências, aproximando-se de uma perspectiva de autoria. Como referencial teórico-metodológico da pesquisa nos fundamentamos na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, mais propriamente em textos de Eni Orlandi e Michel Pêcheux, fundador dessa linha teórica. A opção pelo referencial se deu por considerarmos relevante investigar o funcionamento da linguagem na produção de sentidos sobre ciências na escola. No estudo, partimos da premissa de que forma e conteúdos são indissociáveis nos processos de produção de sentidos. Além disso, o próprio modo como professores e estudantes posicionam-se diante dos textos de ciências também constitui suas interpretações. Nesta perspectiva teórica compreendemos que as leituras são produzidas por sujeitos localizados em contextos histórico-culturais, sendo assim, não estão coladas aos textos (ORLANDI, 1996). Essa afirmação nos remete a consideração de que ler é mais do que decodificar símbolos localizados em um texto, é processo de atribuição de sentidos, de produção de interpretações diante dos textos com os quais tomamos contato. Do mesmo modo, ao enfocarmos a escrita, trabalhamos privilegiando-a como espaços de significação.




Leitura e produção de textos


Book Description

A prática da escrita costuma ser desafiadora para muitos, seja no âmbito educacional, seja no profissional, e mesmo nas mais diversas áreas da vida. Quando se trata de escrita na universidade, então, os desafios parecem se multiplicar. Como encontrar a forma certa de se expressar? Como imprimir seu estilo no texto? Esta obra apresenta uma nova abordagem metodológica ao desenvolver um trabalho de leitura ativa, analítica e crítica, bem como de escrita autoral de textos. O livro traz propostas práticas, visando levar consciência linguística e estilística autoral ao estudante de graduação.\p Sobre a coleção:\b A sala de aula é o principal campo de atuação tanto do profissional graduado em Letras quanto em Pedagogia. A coleção Linguagem na Universidade, coordenada por Kleber Silva e Stella Maris Bortoni-Ricardo (ambos da UnB), abrange as questões de linguagens e suas interseccionalidades a partir de disciplinas que são obrigatórias nos currículos desses dois cursos. Com linguagem didática, leve e acessível, as obras são voltadas para estudantes de graduação, auxiliando o futuro professor em sua prática pedagógica.\p




Didáctica da língua e da literatura


Book Description







Semina


Book Description







Acta Scientiarum


Book Description