Análise do discurso e ensino


Book Description

“Análise do Discurso e ensino: um olhar discursivo sobre a língua, a leitura e a interpretação” investe na relação entre a Análise do Discurso francesa e o ensino de Língua Portuguesa, explorando – teórica e analiticamente – uma forma de trabalho que privilegia sempre a produção dos sentidos. A obra reúne o trabalho de professores que, em seus primeiros contatos com a Análise do Discurso, descobrem nesta corrente teórica uma possibilidade de verem sua própria prática pedagógica passar a (re) fazer sentido. Os textos aqui apresentados – longe de se constituírem em “modelos” ou “receitas” de aulas de Língua Portuguesa – possuem em comum o fato de compartilharem uma concepção de ensino de língua que coloca, no espaço da sala de aula, o discurso. Este discurso é focalizado em seus diferentes tipos – pedagógico, jurídico, publicitário, literário – sob diferentes formas – charges, capa de revistas, leis, provérbios – e em diferentes espaços – jornais, revistas, internet. A obra aponta, ainda, um tratamento diferente – a ótica discursiva – para antigas questões gramaticais (pontuação, classes gramaticais) e para aspectos referentes à produção de textos.







Análise do discurso


Book Description




Análise do Discurso e Ensino


Book Description

A obra e resultado de pesquisa nos anos letivos de 2011 a 2015, realizada parte no Brasil e parte na Suecia. A pesquisa propoe investigar o lugar da Analise de Discurso de linha francesa no componente curricular de Lingua Portuguesa na Educacao Basica Brasileira. Para isso, reflete sobre pesquisas academicas realizadas na Universidade de Sao Paulo-USP e na Universidade do Porto-UP, cujo objeto de analise e "midia e discurso." Nas referidas pesquisas, investiga-se o que os analistas de discurso estao fazendo em suas escritas. Isso implica indicar a correlacao que e realizada na apropriacao de teoria e de objeto e de sua mobilizacao e enderecamento na analise. Investigam-se o modo predominante na pesquisa dessa area e as suas politicas. Esta pesquisa tambem integra os resultados de dois outros projetos de pesquisa: Projeto Coletivo de Pesquisa Movimentos de Dezescrita (quadrienio 2013-2016), desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Producao Escrita e Psicanalise (GEPPEP), da Universidade de Sao Paulo; e Projeto de Cooperacao Internacional: Estudos Discursivos sobre a Midia na USP e na UP: implicacoes teoricas e praticas (financiado pelo CNPq/USP, Processo n 63IT41G0)."




Discurso e ensino


Book Description

A primeira e maior contribuição da Análise do Discurso para o ensino é fazer compreender que a linguagem, por realizar-se na interação verbal entre locutores socialmente situados, não pode ser considerada independente de sua situação concreta de produção. TOdas as práticas pedagógicas que envolvem a produção de linguagem colocam em relação três elementos: interlocutores, enunciado e mundo. ESte livro, portanto, trabalha a linguagem de um ponto de vista sociohistórico, levando-se em conta as condições de produção do discurso. É Um importante instrumento nas mãos do educador e do aluno para que se torne cada vez mais capaz de interpretar textos que circulam socialmente e de produzir os seus próprios textos nas mais variadas situações discursivas.




Diálogos entre Análise do Discurso e Linguística Aplicada


Book Description

Fruto da VII Jornada Acadêmica do Laboratório de Estudos Polifônicos (VII JEP), realizada no dia 31 agosto de 2018, na Universidade Estadual de Goiás - Campus Morrinhos, este livro propõe/ apresenta diálogos por vezes vistos como impertinentes. Isto porque são reunidas pesquisas responsivas e responsáveis que, no ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira), buscam romper com as bordas/limites/barreiras disciplinares. Assim, para além de abordar temas caros à Linguística Aplicada (LA) e à Análise do Discurso (AD), sob perspectivas teórico-metodológico[1]analíticas da língua(gem), os trabalhos aqui organizados visam ensejar sobretudo algumas (im) possibilidades de enlaces epistemológicos entre a LA e os estudos do discurso. Voltada a uma agenda de pesquisa cada vez mais comprometida com uma noção situada de linguagem, a LA e a AD - tal como praticadas no cenário brasileiro - trazem, para o bojo de suas discussões o “sujeito” inscrito em práticas de língua(gem), interessando-se por investigações sobre a materialidade do corpo, interseccionando construções indenitárias de gênero, de sexualidade, de raça e de classe, a partir de abordagens que envolvam multiletramentos, translinguagem, decolonialidade, dentre outras




Estudos Discursivos em Diferentes Contextos: Discurso, Sujeito e Ensino


Book Description

A obra intitulada Estudos Discursivos em Diferentes Contextos: discurso, sujeito e ensino congrega pesquisas realizadas pelos membros do Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzche (Gedin/UEG/CNPq). As pesquisas inscrevem se no campo da Análise do Discurso (AD), estabelecendo diálogos com outros campos do saber como Educação, Cinema, Filosofia, História. Há, nesse sentido, relevantes discussões que versam, notadamente, sobre interrelações entre discurso, sujeito e ensino a partir da análise de corpora diversos. Portanto, os estudos apresentam o direcionamento de diferentes contextos de análise, a saber, o audiovisual, a história em quadrinhos, o ensino-aprendizagem de línguas e o cárcere.




Discurso e Cultura Vol. 2


Book Description

Discurso e Cultura, vol. 2, foi organizado em 10 capítulos. É o resultado de pesquisas realizadas em torno de questões discursivas e culturais e, também, dos esforços de pesquisadores e pesquisadoras ligados ao Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, da PUC-SP. Os autores e autoras, vinculados a diferentes IES, vêm se debruçando sobre fenômenos discursivos e culturais em textos em circulação social. Destaca-se, na maioria dos trabalhos, o arcabouço teórico--metodológico fornecido pela Análise do Discurso, privilegiando, de modo particular, as contribuições da perspectiva enunciativo-discursiva orientada por Maingueneau. O volume se endereça a pesquisadores, professores e estudantes das ciências humanas e sociais. Os esforços se voltam para produzir análises e refletir acerca da língua, da cultura e do discurso, privilegiando o caráter interdisciplinar da Análise do Discurso e os recortes interpretativos na construção do corpus de análise.




Linguagem e educação – Fios que se entrecruzam na escola


Book Description

Parece imensamente oportuno, pois, que se reforce o empenho pela pesquisa lingüística de diferentes fenômenos, nomeadamente quando tais fenômenos recobrem o domínio amplo e significativo do texto, do discurso e de suas múltiplas incursões. Essa pretensão está visivelmente presente no livro Linguagem e Educação: Fios que se entrecruzam na escola. O próprio título já aponta para a interdependência entre os que se cruzam, que se perpassam mutuamente. Na verdade, a proposta central do livro é por em destaque que não se pode pensar educação sem linguagem e que explorar a linguagem representa uma forma de desenvolver nas pessoas suas capacidades para compreenderem melhor o mundo e, assim, atuarem socialmente de forma ampla, crítica, participativa e adequada as situações concretas da interação social. Por isso, o livro está organizado para considerar, em primeiro lugar, a relação entre "práticas discurso e ensino", em segundo, entre "literatura e ensino" e, por fim, entre "prática pedagógica e legislação educacional", cumprindo, assim, de forma tão significativa, áreas ou perspectivas que transcendem em muito as estreitas visões da prescrição lingüística. Dra. Irandé Antunes (UFPE/UECE)




Da Diversidade à Desigualdade


Book Description

Filiada à linha de pesquisa Discurso: Sujeito, História e Ideologia, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que, a partir da Análise do Discurso de linha francesa, busca compreender a forma pela qual o discurso acerca da diversidade regional do Brasil, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, deriva e produz, no livro didático, o efeito de sentido de desigualdade, quer nas informações referentes aos aspectos físicos das regiões brasileiras, quer nas referências a seus aspectos culturais. O que se pretende com esta análise é observar a maneira como a formação ideológica do capitalismo constrói discursos que produzem efeitos de sentido pautados por uma concepção de escola voltada para o mercado de trabalho e para o que as obras didáticas consideram como desenvolvimento econômico da nação. Para desenvolver a pesquisa, foram constituídos como corpora de análise os documentos oficiais referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais e os livros didáticos correspondentes à disciplina de Geografia, relativos ao 7o ano do ensino fundamental, cuja escolha deveu-se ao posicionamento desta pesquisa de que este é, atualmente, um dos principais instrumentos de apoio ao professor, utilizado como fonte de pesquisa em sala de aula mediando o processo de ensino-aprendizagem. É a partir deles, de seus textos e de suas ilustrações, que serão descritas as marcas da deriva do discurso para, com isso, analisar como se dá a relação entre escola e ideologia a partir do funcionamento do discurso pedagógico, buscando refletir sobre as condições de produção do discurso enquanto parte constitutiva da relação sujeito/linguagem na produção e circulação de sentidos. O trabalho será desenvolvido através da perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux, que compreende o discurso como um objeto sócio-histórico. Para que se fundamente a reflexão, haverá um diálogo com os trabalhos de Marx e Althusser a respeito do materialismo histórico e do funcionamento da Ideologia. Ainda em Althusser, servirá de apoio sua reflexão sobre Aparelho Ideológico de Estado tomando a escola como o lugar de luta de classes. O que se espera com esta pesquisa é que, através da análise do discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos livros didáticos de Geografia, e a divulgação de seus resultados, se desenvolvam críticas que possam contribuir para o debate sobre o caráter ideológico dos livros didáticos e da escola de modo geral.