Discursos da memória


Book Description







A celebração do outro


Book Description

Os textos que configuram as quatro partes deste livro giram, todos, em torno do interdiscurso e da identidade; interdiscursos como fragmentos de múltiplos discursos que constituem a memória discursiva, fragmentos esses que nos precedem e que recebemos como herança e que, por isso mesmo, sofrem modificações, transformações. De modo simplificado, poderíamos dizer que a memória, portanto, o interdiscurso são as inúmeras vozes, provenientes de textos, de experiências, enfim, do outro, que se entrelaçam numa rede em que os fios se mesclam e se entretecem. Essa rede conforma e é conformada por valores, crenças, ideologias, culturas que permitem aos sujeitos ver o mundo de uma determinada maneira e não de outra, que lhes permite ser, ao mesmo tempo, semelhantes e diferentes; essa rede se faz no corpo do sujeito, (re)velando marcas indeléveis de sua singularidade.










Feminist Critical Discourse Analysis


Book Description

The first collection to bring together well-known scholars writing from feminist perspectives within Critical Discourse Analysis. The theoretical structure of CDA is illustrated with empirical research from a range of locations (from Europe to Asia; the USA to Australasia) and domains (from parliament to the classroom; the media to the workplace).







Discurso identidade e gênero


Book Description




Identidade E Diferença


Book Description

Esta publicação acrescenta-se à literatura afim com marcas de originalidade e inovação, posto que promove pontos de encontro da filosofia da diferença, seguindo percursos de Gilles Deleuze, com a Análise do Discurso. Com essa feitura, procura avançar com o estudo de duas escritoras da literatura brasileira que estiveram por longo tempo à margem da literatura reconhecida pela crítica especializada - Cora Coralina e Carolina de Jesus. Marginal fora também a condição sociocultural desses dois nomes de mulher, marginalidade esta transformada em objeto de luta e de transgressão por meio de uma escrita de si, o que as tornou autoras - Cora Coralina realizou uma escrita memorialista, telúrica; Carolina de Jesus teceu a escrita diarística.