Leitura e escrita no ensino de ciências


Book Description

Esta pesquisa teve objetivo de analisar o funcionamento da leitura e da escrita em aulas de ciências, ou seja, compreender em que condições se desenvolvem, quais as compreensões sobre seu papel nas aulas de ciências, de que modo produzem efeitos (de sentidos) no ensino/aprendizagem de ciências. Além disso, a partir de um trabalho de colaboração com dois professores de ciências de uma escola pública de Florianópolis, buscamos modificar as condições de produção de leitura e de escrita, partindo do pressuposto de que tais modificações poderiam produzir mudanças no modo como professores e estudantes relacionam-se e produzem interpretações de/sobre textos de ciências, aproximando-se de uma perspectiva de autoria. Como referencial teórico-metodológico da pesquisa nos fundamentamos na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, mais propriamente em textos de Eni Orlandi e Michel Pêcheux, fundador dessa linha teórica. A opção pelo referencial se deu por considerarmos relevante investigar o funcionamento da linguagem na produção de sentidos sobre ciências na escola. No estudo, partimos da premissa de que forma e conteúdos são indissociáveis nos processos de produção de sentidos. Além disso, o próprio modo como professores e estudantes posicionam-se diante dos textos de ciências também constitui suas interpretações. Nesta perspectiva teórica compreendemos que as leituras são produzidas por sujeitos localizados em contextos histórico-culturais, sendo assim, não estão coladas aos textos (ORLANDI, 1996). Essa afirmação nos remete a consideração de que ler é mais do que decodificar símbolos localizados em um texto, é processo de atribuição de sentidos, de produção de interpretações diante dos textos com os quais tomamos contato. Do mesmo modo, ao enfocarmos a escrita, trabalhamos privilegiando-a como espaços de significação.




Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências


Book Description

Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo central investigar as leituras feitas por licenciandos de textos de divulgação científica no contexto de suas pré-regências e regências desenvolvidas na disciplina Prática de Ensino das Ciências Biológicas. A tese aqui defendida está relacionada à idéia de que textos de divulgação científica podem propiciar leituras críticas das relações entre ciência, tecnologia e sociedade em sala de aula desde que o professor esteja alinhado a uma concepção educacional progressista crítica. Sendo assim, a pesquisa conta com o referencial teórico metodológico da Análise do Discurso de linha francesa e a filosofia de Paulo Freire para analisar aspectos como: as condições de produção das aulas, os modos de leitura e os gestos de interpretação, as re-elaborações discursivas (tanto as escritas como as orais), imagens, usos e funções dos textos de divulgação científica. Foram analisadas um total de sete aulas nas quais foram observados aspectos relacionados aos processos de re-elaboração discursiva textuais ou orais que destacam a relevância do licenciando como mediador do texto de divulgação científica em sua introdução em sala de aula. Além disso, foi observada a participação do texto de divulgação na constituição do discurso científico escolar e sua inserção nas aulas de ciências como facilitadora da incorporação de temas sociais relevantes criando uma ponte entre o conhecimento cotidiano do aluno e o conhecimento científico. O estudo aponta ainda os modos de leitura e os funcionamentos dos textos de divulgação científica em sala de aula. Os modos dizem respeito às leituras silenciosas, em grupo, em voz alta pelo licenciando ou um aluno. Já o funcionamento assumido pelos textos foram bastante diversos, indo desde um eixo estruturador da aula, passando pela função de estimular e incentivar a participação dos alunos chegando até o treinamento da criticidade. A pesquisa aponta a necessidade de novos estudos teóricos que discutam, sob o ponto de vista da área de educação em ciências, o papel da divulgação científica no ensino formal, focalizando inclusive o papel que o texto de divulgação exerceria na introdução de temas da ciência contemporânea nas aulas de ciências como uma forma de atualização dos conteúdos no ensino de ciências.




A compreensão do texto didatico de ciencias


Book Description

O propósito em desenvolver este trabalho originou-se de urna experiência de sala de aula, vivenciada em 1977, quando da execução do Projeto de Integração das Ciências Biológicas com a Matemática, realizado junto aos alunos ingressantes da 5a. série do Colégio de Aplicação (C.A_ da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. A mudança do critério de seleção dos alunos para a 5a. série do C.A., de provas de conhecimento das disciplinas Português, Matemática e Estudos Sociais para a seleção única e aleatória, através de sorteio público entre os candidatos inscritos, realizado na sede da Loteria Estadual, provocou urna heterogeneidade maior quanto ao nível sócio econômico das classes, o que, por sua vez, expressava urna diversificação da bagagem cultural dos alunos presentes nas salas de aula. Esta medida, é bom lembrar, visava exatamente deselitizar a Escola. O contingente de alunos com problemas de alfabetização era bastante expressivo, dificultando o cumprimento da programação proposta pelos professores das 5as. séries, principalmente no que se referia à compreensão dos conteúdos de Ciências e Matemática. Este trabalho procurou traçar um caminho para auxiliar os novos alunos da 5a. série a superarem as suas dificuldades de leitura e compreensão do texto didático de Ciências.





Book Description




Ciência e cultura


Book Description




Petting Farm Fun, Translated Portuguese


Book Description

This translated edition of Petting Farm Fun is printed in Portuguese. It is the third release in the popular Hood Picture Book Series. It is a delightful bedtime story to entertain and then relax young children before they fall asleep. The tradition of the bedtime story has been around since before the written word. For generations, and in every culture, parents have prepared their children for bed by telling them stories. Karen Jean Matsko Hood is a prolific author and poet that loves children and animals. It is only fitting that she would write and direct the art of this delightful petting farm story. Her family has raised Nubian goats, fainting goats, Babydoll Southdown sheep, Icelandic sheep, Icelandic horses, and other petting animals as she knows this is a valuable experience for children. The author and her family also have first hand experience raising chickens, turkeys, ducks, and geese for organic eggs. Her children have actively worked on the goat dairy farm to milk goats for organic milk. All this inspired her to write this book. Petting Farm Fun makes an enjoyable story for readers of all ages as well as those who love animals and have an appreciation for nature and farm life. This book also makes a great gift to share with others.




Knowledge to Support the Teaching of Reading


Book Description

Basic reading proficiency is key to success in all content areas, but attending to students’ literacy development remains a challenge for many teachers, especially after the primary grades. Knowledge to Support the Teaching of Reading presents recommendations for the essential knowledge about the development, acquisition, and teaching of language and literacy skills that teachers need to master and use. This important book is one result of an initiative of the National Academy of Education's Committee on Teacher Education, whose members have been charged with the task of creating a core knowledge base for teacher education.




Ensaios


Book Description