Prática textual


Book Description

Essa obra foi escrita visando desenvolver competências, habilidades e estratégias de compreensão, interpretação e produção de textos acadêmicos. Para concretizar seu objetivo, o livro trás exercícios testados que contribuem para a formação linguística e melhoria da produção textual de alunos que estejam ingressando no ensino superior. A estratégia adotada permite que o estudante elabore diferentes tipos de textos em diferentes níveis de linguagem. As atividades propostas também podem ser aplicadas a alunos do ensino médio.







Gêneros textuais


Book Description

Gêneros textuais: práticas de leitura escrita e análise linguística é uma obra relevante no ensino de Língua Portuguesa. É o resultado de uma pesquisa-ensino voltada para os gêneros textuais, desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul - RS. A obra é indicada tanto para alunos e professores do Ensino Médio como do Ensino Superior. O livro segue a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere ao aperfeiçoamento da competência comunicativa dos usuários da língua e propõe a leitura, a análise e a escrita de diferentes gêneros textuais, por meio de exercícios diversificados, inovando ao apresentar sugestões de atividades voltadas à prática de análise linguística.




Práticas de leitura e Produção de Texto


Book Description

O ensino de leitura e produção de texto é um processo contínuo e por isso deve ser constante, estratégico e de responsabilidade de todas as áreas de todos os professores. Por isso, Práticas de Leitura e Produção de Textos tem o intuito de auxiliar o professor que trabalha na Educação Básica regular, Ensino Médio ou em Educação de Jovens e Adultos. Esse auxílio possibilitará ao professor privilegiar todo o processo de atuação do aluno, sua capacidade de por em prática a leitura compreensiva e interativa, bem como a produção de textos nas múltiplas áreas do ensino.




Leitura e produção textual


Book Description

Aprender a escrever, envolve, como o aprendizado de qualquer habilidade, a prática, a reflexão sobre a prática e a prática do aperfeiçoamento do que se pratica. Ensinar a escrever também envolve o exercício e o consequente domínio da prática, além do exercício da orientação da prática do aluno. Aprender a ensinar a escrever envolve a experimentação de caminhos pelos quais conduzir o aprendizado. Esta é a consistente proposta que o livro tem a oferecer a alunos e professores empenhados em ensinar a aprender e a ensinar a escrever.




Leitura, literatura e produção textual: práticas pedagógicas inovadoras 2


Book Description

É com alegria e satisfação que, na qualidade de organizadora, tenho a honra de apresentar o primeiro volume da coleção “Leitura, literatura e produção textual: práticas inovadoras – Volume 2”. A obra é concisa e objetiva a um primeiro olhar, mas surpreende o leitor ao apresentar ideias, diálogos, debates e reflexões acerca de um Ensino de Língua Portuguesa dinâmico e reflexivo com ênfase na leitura, na literatura e na produção textual. Eu, como apresentadora, não poderia estar mais feliz ao ver o tema sendo exposto por professores que conhecem o chão da sala de aula cotidianamente. Mestres esses que entregam, diariamente, sua essência e almejam ver a Língua Portuguesa ganhado vida nas leituras e nas produções dos seus alunos dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, esses docentes sabem que ensinar uma Língua é ir além das regras e nomenclaturas gramaticais. Isto é, entendem que por meio da língua é possível viajar, criar laços, emocionar-se, envolver-se. Posto que, a língua é viva e seus falantes e leitores são vivos também. Em suma, essa obra tem potencial significativo para inspirar professores a inovarem, promovendo no aluno a criticidade, o protagonismo, a interação e a motivação pelo aprendizado. A fim de proporcionar uma leitura agradável desta obra, a organizamos em capítulos e cada um deles expressam argumentos científicos e experiências sólidas de práticas pedagógicas exitosas. Por fim, desejo que essa coletânea acrescente em você, leitor, conhecimentos capazes de impulsioná-lo a acreditar que é possível colocar em prática um ensino humanizador no qual docentes e discentes tenham sucesso.




Leitura e Produção Textual


Book Description

Leitura e produção textual é o livro ideal para quem está no início da graduação e precisa lapidar algumas técnicas textuais. Aborda os processos e elementos constitutivos da comunicação e diferencia os gêneros textuais. Além disso, cria estratégias de produção, leitura e interpretação de textos para facilitar a aprendizagem do estudante.




Literatura infantil, leitura e produção de textos


Book Description

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Literatura infantil, leitura e produção de textos explora os principais subsídios para a compreensão do atual status das práticas de letramento a partir de um panorama histórico das práticas de leitura, escrita e a inter-relação literatura-escola. Entre os temas abordados estão os gêneros textuais, a multimodalidade, a multiculturalidade e as práticas de linguagem da Base Nacional Comum Curricular. O livro apresenta também as bases teóricas para o desenvolvimento de propostas metodológicas, como as sequências didáticas, a pedagogia por projetos e a pedagogia dos multiletramentos. Sua leitura é um convite à reflexão sobre os processos de produção textual infantojuvenil e a recepção desses conteúdos, salientando como as possibilidades multissemióticas de interação tornam-se uma premissa para a formação de leitores e escritores proficientes na atualidade.




Práticas de Leitura e Escrita em Contextos Escolares e Não Escolares


Book Description

Esta obra reúne resultados de pesquisas dedicadas aos estudos da linguagem, em especial, ao ensino da leitura e escrita. Os textos, que utilizam diferentes abordagens teórico- metodológicas, se inter-relacionam ao levarem em consideração o caráter dialógico e constitutivo da linguagem. Nesse sentido, o livro possibilita ao leitor algumas reflexões acerca do trabalho com a leitura e a escrita em contextos escolares e não escolares apontando para a necessidade de se considerar a leitura e a escrita como práticas sociais que estão associadas aos diferentes contextos de produção de uso da língua dos quais quaisquer sujeitos participam. Por essa razão, a obra se torna uma referência para professores e pesquisadores preocupados com o ensino de línguas.




A Escrita e a Leitura no Ensino Fundamental: Espaço para a Produção de Autoria


Book Description

O livro A escrita e a leitura no ensino fundamental: espaço para a produção de autoria foi produzido para professores, pesquisadores e interessados no ensino e na compreensão da Língua Portuguesa. A obra trata de questões relacionadas à produção do relatório de campo, e além disso, dá condições para o desenvolvimento de habilidades na produção de textos de autoria coesos e coerentes, de acordo com as necessidades advindas do contexto social dos estudantes do ensino fundamental. Neste livro, a proposta de produção textual deixa de ser artificial porque mostra que é possível garantir ao estudante o conhecimento indispensável e a autonomia para escrever a sua palavra pela real necessidade do dizer. Portanto, o interesse em ler o livro se deve, inicialmente, à compreensão do processo de escrita autoral. O leitor terá a oportunidade de compreender, por meio de exemplos, que para escrever textos significativos com autoria é necessário ensinar aos estudantes do ensino fundamental a planejar o que irão produzir e a revisar a escrita antes de ela circular, tanto entre os colegas e familiares quanto em um jornal mural ou até em uma página virtual. Da forma como o livro trata da produção de autoria, leva o aluno a participar de forma eficiente de atividades da vida social que compreendem o ler e o escrever. O volume foi desenvolvido a partir da relevância empregada aos gêneros discursivos, que possibilita ao estudante-autor o uso, pela materialidade verbal, das evidências de sua singularidade, subjetividade, e principalmente, a elaboração autoral em meio ao processo de compreensão e organização da linguagem escrita. O que mobilizou a autora a escrever é a certeza de que no momento atual a escrita ocupa um lugar de destaque nas distintas atividades de sala de aula, além de integrar a cultura escolar brasileira. Considerando o momento sócio-histórico e as práticas sociais e escolares realizadas, a autora leva em conta a necessidade de a escola e os professores preocuparem-se em formar sujeitos letrados e preparados para reconhecer seus deveres e direitos.