Ação afirmativa no ensino superior brasileiro


Book Description




Ações afirmativas no ensino superior


Book Description

Mais de vinte anos depois da criação da política de cotas, este livro traz abordagens acerca da história da referida lei e os movimentos sociais que influenciaram sua promulgação, sobretudo os debates étnico-raciais, que problematizavam o racismo estrutural proveniente de um passado marcado pela colonização e escravidão. Nessa seara, os capítulos convidam a leitora e o leitor a refletir sobre o futuro das políticas de ações afirmativas no ensino superior e na pós-graduação stricto sensu, salientando o quão necessárias são no cenário atual. Prof. Dr. Décio Nascimento Guimarães (IFF)




Das Lutas Políticas ao Reconhecimento Jurídico


Book Description

As políticas de ação afirmativa foram duramente criticadas ao longo da década que se inicia em 2002 com a adoção de cotas pelas universidades fluminenses, o que se estendeu até 2012 com a manifestação do Supremo Tribunal Federal. A Suprema Corte, na ocasião, considerou que tais políticas não feriam quaisquer princípios constitucionais. Nesta obra, a socióloga Priscila Medeiros aprofunda a reflexão em torno da disputa jurídica travada entre o Estado, Instituições de Ensino Superior e candidatos às vagas em universidades que se sentiram lesados pela adoção das políticas de ação afirmativa. A autora também nos brinda com sua reflexão, a partir das Ciências Sociais, sobre uma hipótese que tem a capacidade de nos inquietar, qual seja: a partir da Constituição Federal de 1988 haveria um deslocamento do tratamento das questões raciais no Brasil. Se o mito da democracia racial havia se consolidado na narrativa do Estado Nacional sob as críticas do movimento negro, o texto constitucional de 1988 abria possibilidades de se pensar criticamente as relações raciais, problematizando interpretações pautadas no mérito individual, na mestiçagem e da inexistência do racismo.




A Inclusão No Ensino Superior


Book Description

As políticas públicas em educação, através de ações afirmativas, buscam realizar a inclusão no Ensino Superior de etnias historicamente marginalizadas, instituindo a adoção de cotas para acesso às universidades, fato este que, tendo em vista o contexto social brasileiro, tem despertado controvérsias na sociedade com aqueles que tanto argumentam a favor quanto contra.




Cotas no ensino superior


Book Description




Race, Politics, and Education in Brazil


Book Description

Brazil has undertaken affirmative action in its universities on an unprecedented scale. An expert group of international scholars puts the new policies in historical, political, and legal context; evaluates their outcomes for students and universities; and demonstrates that the policies have been successful in addressing racial inequality.




Ações afirmativas em educação


Book Description

Este livro busca aprofundar o debate sobre as ações afirmativas, ampliando-o para além das cotas. São apresentados programas que visam garantir o acesso, a permanência e o sucesso de negros/as na universidade, possibilitando a realização do sonho de jovens que vivenciam processos estruturais de exclusão; são discutidas as metodologias de seleção de pessoas negras nesses projetos; são abordadas a África e a Afro-Ascendência na perspectiva da cultura construída pela matriz banto. Finalmente, são considerados os principais aspectos da discussão sobre as cotas para negros/as, especialmente o falso dilema - quem é negro/a no Brasil? - uma vez que, quando se trata de garantir direitos, a pessoa negra se desvanece na decantada miscigenação racial brasileira.







Ações afirmativas no Brasil: Experiências bem-sucedidas de acesso na pós-graduação


Book Description

As políticas de ação afirmativa para acesso ao ensino superior brasileiro completam 15 anos e, apesar de presentes em vários programas de pós-graduação desenvolvidos em diferentes iniciativas, visando a equidade na representação de negros e ou indígenas nesse espaço mais elevado de escolarização, ainda provocam inúmeros debates e questionamentos no meio acadêmico e fora dele. Registrar experiências exitosas que, desde 2011, se desenvolveram em universidades brasileiras é essencial para qualificar esse debate. Esta coletânea, ao relatar as iniciativas de cursos de formação pré-acadêmica que auxiliaram negros e/ou indígenas no ingresso em programas de pós-graduação, apresenta também as dificuldades, as boas práticas e os desafios que devem ser enfrentados para que se consolide uma mudança no perfil racial e étnico da população acadêmica e científica brasileira. Que a leitura inspire novas iniciativas e contribua na discussão qualificada dos desafios para a construção de uma educação pública e de qualidade para todos.




Confronting Affirmative Action in Brazil


Book Description

Using affirmative action to decrease racial inequality is the latest chapter of a long tradition of comparing Brazil and the United States with regard to race. Confronting Affirmative Action in Brazil: University Quota Students and the Quest for Racial Justice is timely for both countries as they struggle with racial justice in higher education. This book responds to the United States’ dismantling of affirmative action programs and a belief that they have run their course. Data show that, while affirmative action policies have contributed to a significant increase in the representation of non-Whites in the U.S. middle class, other segments of the population have yet to take full advantage of such policies. In Brazil, this book engaged with the need to understand the first results of a public policy expected to promote major social change, as it represents the first time that country admitted the existence of racial inequality in its core and took measures toward combating it despite any subsequent controversy or dissent.