Educação, Comunicação e Mediação


Book Description

O conhecimento adquirido após a leitura da obra "Educação, comunicação e mediação" vai ao encontro daqueles que buscam no diálogo uma solução para os problemas contemporâneos que o ensino padece. É bom salientar a preocupação que as organizadoras dedicaram à construção do livro. Cada capítulo evidencia propostas e experiências resultantes das relações bem sucedidas entre alunos, professores e gestores. Essas relações empregam as mídias e enfatizam a utilização das linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem. Uma reflexão vigorosa sobre a práxis daqueles que educam e daqueles que conduzem as políticas educacionais numa contemporaneidade que, pelo menos nas possibilidades comunicativas, se mostram profundamente midiáticas. Os textos nos fazem refletir sobre o papel das mídias enquanto interlocutoras constantes e utilizadas, porque competentes, por parte da maioria dos cidadãos. Esse reconhecimento daqueles que lidam com a educação representa a assimilação dos signos contemporâneos, atraentes e eficientes decorrentes do progresso tecnológico. Este livro não é apenas a divulgação dos resultados de trabalhos técnicos e acadêmicos realizados em cenários educacionais. Estamos diante da oportunidade de repensarmos programas e conteúdos que acompanhem a cadência tecnológica. A característica do livro "Educação, Comunicação e Mediação" é introduzir experiências e conceitos que, aos poucos, podem ser absorvidos por uma sociedade vigorosamente midiática. Mais do que parabenizar as professoras Aparecida Luzia Alzira Zuin e Tânia Suely Azevedo Brasileiro prefiro agradecer pela responsabilidade com que trataram a educação brasileira.




A centralidade da comunicação na socialização de jovens: um estudo sobre mediação escolar


Book Description

Este trabalho pretende investigar a relação de jovens estudantes com a comunicação na contemporaneidade. A hipótese é que esses jovens estudantes, imersos no consumo dos meios de comunicação de massa e ao mesmo tempo possuidores de um discurso crítico em relação a eles, encontram na mídia um importante referencial para a construção de suas identidades. Nesse contexto, a mídia partilha com outras instituições socializadoras (família, escola e religião) a função de formação de ideias, valores e modelos de conduta, contribuindo para a produção de disposições de habitus na contemporaneidade. Para examinar a hipótese aqui proposta, concebi e ministrei um programa de comunicação e educação (Comunicar para Mudar o Mundo, ligado à ONG Repórter Brasil), durante o 2o semestre de 2007, para alunos do 2o e 3o anos do Ensino Médio da E.E. Ministro Costa Manso, no município de São Paulo. No decorrer do curso, concebido como instrumento para aproximação e compreensão do universo simbólico e cultural do grupo analisado, foram produzidos os materiais quantitativos e qualitativos em que se embasam os resultados apresentados questionários de práticas culturais, questionários de competências em relação à comunicação, diários de classe e produções escritas dos alunos. Também por meio do curso foi possível investigar a influência da escola como mediadora da relação entre os jovens e a mídia. A esse respeito, a hipótese é que a escola pode atuar como mediadora qualificada no sentido de formar jovens mais conhecedores, maduros, críticos, ativos, sociais e criativos em relação à comunicação. Argumento ainda que abordagem da comunicação em suas vertentes intrapessoal, interpessoal e midiática pode colaborar para que os jovens estabeleçam com a escola uma relação referenciada no saber.




The Handbook of Media Education Research


Book Description

Over the past forty years, media education research has emerged as a historical, epistemological and practical field of study. Shifts in the field—along with radical transformations in media technologies, aesthetic forms, ownership models, and audience participation practices—have driven the application of new concepts and theories across a range of both school and non-school settings. The Handbook on Media Education Research is a unique exploration of the complex set of practices, theories, and tools of media research. Featuring contributions from a diverse range of internationally recognized experts and practitioners, this timely volume discusses recent developments in the field in the context of related scholarship, public policy, formal and non-formal teaching and learning, and DIY and community practice. Offering a truly global perspective, the Handbook focuses on empirical work from Media and Information Literacy (MIL) practitioners from around the world. The book’s five parts explore global youth cultures and the media, trans-media learning, media literacy and scientific controversies, varying national approaches to media research, media education policies, and much more. A ground breaking resource on the concepts and theories of media research, this important book: Provides a diversity of views and experiences relevant to media literacy education research Features contributions from experts from a wide-range of countries including South Africa, Finland, India, Italy, Brazil, and many more Examines the history and future of media education in various international contexts Discusses the development and current state of media literacy education institutions and policies Addresses important contemporary issues such as social media use; datafication; digital privacy, rights, and divides; and global cultural practices. The Handbook of Media Education Research is an invaluable guide for researchers in the field, undergraduate and graduate students in media studies, policy makers, and MIL practitioners.




Comunicação e educação


Book Description




Comunicação aberta


Book Description

A estratégia da Comunicação Aberta concretiza-se quando o ser humano encontra, em si mesmo, as respostas para os dilemas que o atormentam e o impedem de evoluir; quando o profissional percebe a força empreendedora da sua vocação e incrível potencial para o aperfeiçoamento contínuo; quando a empresa volta-se para o seu corpo funcional, buscando a fonte segura de soluções para o seu crescimento sustentado; quando as lideranças políticas passam a escutar os cidadãos, a fim de fundamentar ações (políticas públicas) e medidas em prol do progresso de todos, sem nenhum tipo de exclusão. É pelo caminho da comunicação que evoluímos, com desenvoltura, no ambiente organizacional, na sociedade e, principalmente, em nosso universo interior. Editora Manole




Role of Information Science in a Complex Society


Book Description

The field of Information Science is intertwined with the complexity present in society. The study object in this field refers to data, information, and knowledge generated, mediated, and appropriated by different individuals in the most diverse human activities. Thus, discussing complex issues that are intertwined with information management, knowledge management, innovation management, organizational intelligence, information mediation, information appropriation, and information literacy is essential for understanding the future perspectives of digital humanity. Role of Information Science in a Complex Society presents discussions that can be applied to local, regional, and national policies aimed at economic and social development and supports innovative actions in economic segments that depend on innovation. Highlighting topics that include information literacy, ethics, knowledge management, and organizational learning, this book is an ideal reference source for academicians, professionals, researchers, and students, as well as entrepreneurs from different economic segments.




Interatividade nas TICs: abordagens sobre mídias digitais e aprendizagem


Book Description

A forma com que os indivíduos estabelecem suas relações com o mundo tem mudado constantemente. As Novas Mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) proporcionam maneiras diferenciadas no que diz respeito às práticas destes indivíduos, sejam essas em momentos de lazer, de estudo ou de trabalho. Os ambientes virtuais, através das mídias interativas, possibilitam a conexão de diferentes áreas do conhecimento e a convergência dos meios na potencialização dos mais variados campos, especialmente a partir da internet. Hoje em dia não basta apenas a disposição de plataformas como forma de repositório de conteúdos. A interatividade é o ponto chave nesta nova era, focando, principalmente, a participação ativa dos usuários. Esta conexão entre professores e alunos, entre produtores e usuários das mídias inaugura um tempo em que a imersão e a participação são essenciais na geração das informações e na construção do conhecimento. Considerando este cenário, os capítulos que compõem este eBook trazem reflexões importantes para o momento atual em que a convergência das mídias e as novas tecnologias têm gerado desafios antes impensados, tanto para o campo da comunicação quanto para o da educação. A superação nas diversas áreas em que se refletem acerca de formatos diferenciados para que se estabeleçam novas práticas sociais e culturais é uma constante não somente para os profissionais em formação, mas para os usuários ávidos por novidades e na expectativa por serem inseridos neste mundo cada vez mais tecnológico, interativo e participativo. É nesse sentido que esta obra apresenta em suas páginas estudos e análises que vão além da fronteira do tradicional, incentivando ações inovadoras a partir dos dispositivos tecnológicos com os quais somos todos os dias confrontados.




O vídeo como mediador da comunicação escolar


Book Description

Este trabalho analisa o vídeo como mediador da comunicação escolar, utilizando a série Viagens de Leitura do Programa TV Escola, discute sua adoção, uso e resultado em uma escola de Educação Fundamental. Por desconhecimento, insegurança, rejeição do novo e despreparo, os professores se recusaram ao uso desse importante e moderno recurso pedagógico. A única professora que aceitou o desafio percebeu seu valor como facilitador do processso ensino-aprendizagem. O vídeo leva à interação, à construção dialógica do conhecimento, facilita a inclusão, ameniza as diversidades e torna mais atraente e interessante o trabalho com os alunos. A pesquisa aponta a necessidade de formação contínua dos professores para trabalhar com esse recurso, uma equipe multidisciplinar para orientação, acompanhamento e envolvimento da escola como um todo, o que resultará em uma práxis que garanta ao aluno o direito à expressão e construção do conhecimento.




Computer-Assisted Language Learning: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications


Book Description

In a diverse society, the ability to cross communication barriers is critical to the success of any individual personally, professionally, and academically. With the constant acceleration of course programs and technology, educators are continually being challenged to develop and implement creative methods for engaging English-speaking and non-English-speaking learners. Computer-Assisted Language Learning: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications is a vital reference source that examines the relationship between language education and technology and the potential for curriculum enhancements through the use of mobile technologies, flipped instruction, and language-learning software. This multi-volume book is geared toward educators, researchers, academics, linguists, and upper-level students seeking relevant research on the improvement of language education through the use of technology.




Handbook of Research on Foreign Language Education in the Digital Age


Book Description

The role of technology in the learning process can offer significant contributions to help meet the increasing needs of students. In the field of language acquisition, new possibilities for instructional methods have emerged from the integration of such innovations. The Handbook of Research on Foreign Language Education in the Digital Age presents a comprehensive examination of emerging technological tools being utilized within second language learning environments. Highlighting theoretical frameworks, multidisciplinary perspectives, and technical trends, this book is a crucial reference source for professionals, curriculum designers, researchers, and upper-level students interested in the benefits of technology-assisted language acquisition.