Formação de Professores do Campo: O Uso das Tecnologias Digitais por Meio do Letramento Digital no Ensino Fundamental


Book Description

O livro Formação de professores do campo: o uso das tecnologias digitais por meio do letramento digital no ensino fundamental nasce a partir da necessidade do trabalho com professores das escolas do campo, numa perspectiva de aproximar os saberes campesinos que norteiam a escola com algumas ferramentas disponíveis por meio das tecnologias digitais para o ensino numa perspectiva de letramento digital. Dessa forma, compreende-se que os espaços campesinos são potencialmente educativos e por meio do diálogo é possível uma formação que contribua para essa interação, trazendo, nesse entremeio, práticas que visam ao uso da tecnologia digital na constituição do saber. Descreve uma formação continuada pautada nos princípios da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, que defende que a formação do professor acontece de modo coletivo, por meio de partilhas de experiências mediadas pelo diálogo, de modo a promover uma reflexão sobre a práxis. O processo formativo foi construído aos pares, no diálogo entre os professores campesinos que lecionam no ensino fundamental I para que pudessem experimentar a oportunidade de partilhar suas experiências pedagógicas quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem. O diálogo, por meio do processo de formação presente neste livro nos faz pensar que, ao se promover debates de modo coletivo, os professores campesinos podem expor suas experiências pedagógicas, partilhando suas vivências e aprendizagens. Espero, assim, que este livro possa trazer reflexões quanto ao tema formação de professores do campo aliadas às tecnologias digitais para o ensino, para que esse assunto seja melhor discutido, de modo a auxiliar professores em sua carreira docente na busca do letramento digital.




Formação continuada de professores e tecnologias digitais em educação a distância


Book Description

Num tempo em que os avanços e as novidades tecnológicas chegam até nós de forma tão rápida e volumosa, precisamos ter em mente que os processos presentes no ensino-aprendizagem devem ser constantemente reavaliados, repensados e reformulados. Sendo assim, cabe ao professor refletir sobre sua prática docente e buscar caminhos que o ajudem a guiar seus alunos rumo à construção de um conhecimento sólido, crítico e atual. Veja aqui como a formação continuada e o uso de tecnologias digitais podem contribuir para que o professor de Artes Visuais consiga encarar esse desafio e renovar sua atuação pedagógica.




Práticas de ensino e tecnologias digitais


Book Description

O livro Práticas de ensino e tecnologias digitais reitera o compromisso de se fazer da docência um campo de reflexão científica e ressignificar o magistério, no âmbito superior ou na educação básica, a partir de metodologias ou de propostas de ensino diferenciadas. Nesse processo, ao lado de experiências de ensino relevantes no contexto da formação de professores, cumpre assinalar o diferencial deste volume: a inserção das tecnologias digitais como contraponto às práticas tradicionais de ensino e de formação docente e, consequentemente, como espaço que se sobressai no desenvolvimento de competências básicas (falar, ouvir, ler e escrever, não só em língua materna como também em língua estrangeira/adicional), a partir de textualizações próprias ao espaço digital a da valorização do protagonismo dos alunos.




Cultura digital e escola


Book Description

Esse livro reúne trabalhos de professores e pesquisadores do Brasil e da Itália que atuam no espaço de intersecção entre cultura, comunicação e educação. Eles investigam crianças e jovens na cultura contemporânea, formação docente e usos das tecnologias na escola. Obra dividida em três partes, a primeira atualiza as discussões sobre mídia-educação, revendo conceitos a fim de fortalecer teórica e metodologicamente esse campo em construção. A segunda parte destaca os usos das mídias e tecnologias na escola com base em pesquisas desenvolvidas com professores em diferentes contextos, instigando a reflexão sobre os diversos aspectos da formação e de suas competências profissionais. Por fim, a terceira parte analisa temas como jovens em rede, software livre e formação, cidadania, comunicação e práticas colaborativas nos espaços da educação formal e não formal, e seus desafios para a necessária transformação da escola no atual cenário de mudanças da cultura digital. - Papirus Editora




Formação de professores e práticas educativas


Book Description

A partir dos adventos tecnológicos abrem-se rumos anteriormente impensados para práticas inovadoras em todas as áreas, expandem-se as oportunidades e as possibilidades quanto à criação de caminhos diferenciados. No campo da educação não é diferente. As tecnologias têm movido tanto os estudantes quanto os professores na utilização de técnicas e meios de ensino e aprendizagem, buscando unir os conteúdos às tecnologias de forma transversal. A eficácia e a potencialização dos usos das tecnologias digitais estimulam a geração de métodos que extrapolam o espaço da sala de aula e ganham dimensões consideráveis em um universo ainda em exploração, o virtual. A criatividade, prática regularmente adotada por docentes em todos os níveis de ensino, auxilia no planejamento das aulas e, consequentemente, nas experiências mediadas pelos artefatos midiáticos, bem como no uso dos recursos didáticos como ferramentas de estímulo e facilitação do ensino. Com o intuito de abordar a formação docente e as práticas educativas é que a obra é dividida em duas partes, sendo que a primeira vai do capítulo um ao seis e a segunda do capítulo sete ao vinte e um.




Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: discussões atuais aos professores


Book Description

O mapa aqui apresentado sobre os usos das TIC feitos por professores nos provoca a pensar sobre uma diversidade de questões que atravessam a prática pedagógica: as concepções e a formação dos professores, a relação entre os usos sociais e pedagógicos das TIC, a fluência digital, os conhecimentos e os saberes docentes. Um instigante trabalho que põe em evidência a sala de aula, as suas tensões, as contradições e as potencialidades. Boa leitura! Profa. Dra. Maria Helena Silveira Bonilla – UFBA




Formação de professores e as novas tecnologias em educação: uma reflexão necessária


Book Description

A tecnologia na educação ainda se constitui em um tema polêmico, considerado, por vezes, desalentador nos processos de formação. No entanto, são frequentes as boas experiências desenvolvidas por educadores de todas as etapas e níveis de ensino, por todo o país. Entretanto, estas iniciativas localizadas não conseguem se expandir e, como “o que não cresce, retroage”, essas experiências, com o passar do tempo e com o afastamento daqueles que as implementaram, tendem a se enfraquecer e desaparecer. Realidades como essas são, fundamentalmente, consequência da falta de continuidade administrativa resultado da interferência político partidária e suas ideologias nas administrações públicas. O momento de profundas mudanças que vivenciamos exige organização e coerência para o uso da tecnologia na formulação de projetos de formação de professores, e metodologias pedagógicas como ferramentas possíveis no estabelecimento de uma política educacional que promova, efetivamente, a igualdade de oportunidades no interior da escola pública. As reflexões e propostas contidas neste livro contemplam um amplo leque de questões relacionadas à temática.




Ser professor e sentir a docência no contexto da cultura digital


Book Description

Este livro teve origem na pesquisa de mestrado em Educação defendida na PUC-Rio em 2013. Com o objetivo de identificar e discutir elementos do imaginário tecnológico vivenciado por professores, buscou analisar como estes atravessariam as práticas pedagógicas e as relações que os docentes estabeleciam com os estudantes no contexto da cultura digital. Também visou compreender como os professores percebiam e sentiam o "seu lugar" face às mudanças pelas quais vinha passando a profissão, em tempos de massificação do acesso às tecnologias digitais. Por meio da realização de entrevistas com docentes de Ensino Médio, de escolas estaduais de formação docente localizadas na cidade do Rio de Janeiro, os resultados indicaram que o imaginário tecnológico partilhado por esses profissionais apresentava aspectos do mito da digitalização, segundo o qual prevalecia a crença de que haveria maior distanciamento entre gerações na cultura digital e a concepção de que os jovens seriam experts na utilização de tecnologias, frente a adultos pouco qualificados nesse quesito. Além de questões como formação insuficiente para a utilização das tecnologias e falta de tempo para o desenvolvimento de diferentes propostas pedagógicas, o imaginário tecnológico pareceu ser um fator que incidiu sobre o baixo uso das tecnologias em sala de aula. Diante desse panorama supostamente negativo, a profissão docente ainda seria legítima? Uma nova forma de mediação, a "mediação tecnológica", pareceu nos indicar que sim.




Tecnologias na educação: políticas, práticas e formação docente


Book Description

Esta obra é ainda uma remanescência de investimentos da Capes ao Prodocência que foi desenvolvido na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de 2010 a 2015 e que conseguiu preencher um pouco, ao longo deste tempo, a enorme e profunda lacuna deixada pela falta de investimentos na publicação de livros, a partir de recursos centralizados de nossa Universidade. Temos que demarcar que este também é o resultado final de um esforço que possibilitou a produção acadêmica e científica de pesquisadores da UNIR com os de outras instituições interlocutoras ser veiculada em livros para serem distribuídos gratuitamente pela internet. A temática da presente obra, intitulada “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: políticas, práticas e formação docente” se reflete neste esforço. O livro enquanto tecnologia de divulgação e disseminação de conhecimentos precisa ser alcançado por mais políticas, porque ele é o próprio registro da síntese das políticas, das práticas e das experiências e críticas da formação docente. O Prodocência na UNIR, em seus objetivos, visou um amplo espaço de intervenção, buscando apoiar propostas de desenvolvimento de projetos voltados às necessidades dos professores em formação para a educação básica, de organização curricular, de gestão institucional, de renovação da estrutura acadêmica, de cooperação entre cursos, de inovação e divulgação de metodologias exitosas, de desenvolvimento profissional e de formação continuada dos professores das licenciaturas. A obra está organizada em seis capítulos que mantém relação intrínseca enquanto campo de conhecimento e dilemas da sociedade atual, mas que poderão ser lidos de forma independente. Os capítulos foram produzidos por autores, docentes e alunos de várias universidades brasileiras situadas em vários estados e também conta com a participação de um autor de universidade estrangeira. Importa destacar que os capítulos apresentam propostas, reflexões e contribuições importantes para a análise crítica sobre as tecnologias na educação, sobre as políticas educacionais, e sobre as práticas pedagógicas e formação docente.