Inclusão educacional de alunos com surdez: concepção e alfabetização


Book Description

No Brasil há uma escassez de obras que tratam da aprendizagem e inclusão de alunos surdos. Este livro tem como objetivo levar ao conhecimento do professor do Ensino Fundamental - 1º Ciclo um completo entendimento de como incluir esses estudantes nas salas de aula regulares de todo o país, apresentando ferramentas e possibilidades educacionais sem mistérios, de uma forma clara e objetiva, tendo em vista a metodologia do bilinguismo.




A "Inclusão" Escolar de Alunos Surdos: Colaborações para Pensar as Adaptações Curriculares


Book Description

Na intersecção entre educação, psicologia sócio-histórico-cultural e linguística aplicada, esta obra discute a educação do aluno surdo "incluído" em escola comum. Ao se considerar que, no âmbito da inclusão escolar, é o meio social que precisa se ajustar e oferecer respostas educacionais a singularidades, potencialidades e interesses dos alunos, investiga-se como as adaptações curriculares têm sido implementadas. Certamente, um livro inspirador, que conduz o leitor a refletir; ao mesmo tempo, sinaliza respostas, com base em intervenções colaborativas.




Surdez, Cognição e Matemática: Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusão


Book Description

O livro Surdez, Cognição e Matemática procura fazer uma análise teórica das investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos associados ao raciocínio lógico e à resolução de problemas por parte do estudante surdo, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em termos gerais, analisa-se de que maneira os processos cognitivos (raciocínio e resolução de problemas em matemática) são estimulados e como eles são desenvolvidos pelos docentes durante a atividade interativa com estudantes surdos. A pesquisa de caráter qualitativo que deu origem a este livro envolveu 10 (dez) estudantes surdos da escola especializada em Educação de Surdos, em Parintins (AM), utilizando como instrumento didático provocador a criação e implementação didática de uma tabuada intitulada Minha Tabuada em Libras, que tem como intenção favorecer e potencializá-la como suporte para que educadores desenvolvam outros mecanismos que viabilizem ainda mais a aprendizagem desses estudantes. Nesse percurso, aplicou-se o pré e pós-teste para fundamentar o objetivo da pesquisa, e ao mesmo tempo, comprovar se a aprendizagem dos estudantes em questão acontece nos mesmos níveis do estudante ouvinte. A pesquisa resolve o problema científico embasado em: "como se dá a aprendizagem de conteúdos matemáticos associados ao raciocínio lógico e à resolução de problemas do estudante surdo utilizando a Libras?". O referencial teórico que permite a elaboração do marco teórico para estruturar a pesquisa apresenta em primeiro lugar as ideias de Sternberg (2010) em relação aos processos cognitivos, língua, linguagem, língua de sinais e outros. Também é importante destacar os trabalhos de Gesser (2009), Chomsky (1975), Laborrit (1994) etc. São utilizados também materiais concretos que servem de aportes facilitadores à aprendizagem do estudante surdo, em especial, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), necessária nos processos de comunicação, interação e desenvolvimento dos não ouvintes.




Caminhos Para Inclusão Escolar de Alunos Surdos


Book Description

A Educação de Surdos, especialmente no contexto das escolas regulares, configura-se como um grande desafio e requer transformações dos espaços educacionais, tradicionalmente ouvintistas, em espaços bilíngues, por meio da coexistência da Libras e da Língua Portuguesa. Pensar essa transformação implica desdobramentos teóricos e práticos que considerem as especificidades do sujeito surdo, sua cultura e identidade. Nessa linha, esta obra traz, inicialmente, aspectos conceituais e históricos da Educação Especial nos cenários mundial e nacional. As perspectivas apontadas vislumbram a construção de uma educação igualitária e inclusiva, além de conduzir o leitor à análise da atual configuração nacional no que se refere às políticas educacionais de inclusão. Ainda é possível inteirar-se sobre algumas discussões nessa área, levando em consideração experiência profissional adquirida em função de um caso específico, o qual impulsionou o desejo pela valorização da cultura e identidade surda.




ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR


Book Description

O livro, organizado em 9 capítulos, aborda investigações sobre o ensino e a aprendizagem de ciências para estudantes com deficiência visual e Surdos. Seu primeiro capítulo interpreta o conceito de inclusão a partir do referencial da teoria da ação comunicativa de Habermas. O último analisa, à luz das teorias de Gardner e Vygotsky, a ideia de inteligência e interpreta o conceito de deficiência intelectual a partir do referencial das inteligências múltiplas. O capítulo 2 relata uma investigação sobre formação docente tendo como fundamento a multissensorialidade. O terceiro descreve a pesquisa acerca da relação docente de sala comum e de sala de recurso visando o ensino de ciências de estudantes cegos do primeiro ciclo do ensino fundamental. O quarto relata a investigação realizada pelo projeto "Cátedras Francesas no Estado de São Paulo", onde a metodologia de ensino empregada por pesquisadora Francesa junto aos estudantes com e sem deficiência visual em aulas de física é analisada. O quinto aborda a utilização de interface cérebro computador como ferramenta de acessibilidade no ensino de física para estudantes cegos. O sexto capítulo apresenta uma descrição do panorama das investigações sobre o ensino de ciências para estudantes surdos no Brasil. O sétimo apresenta uma investigação sobre o ensino do tema fases da Lua para estudantes com perdas auditivas e o oitavo analisa o ensino dos conceitos de calor e temperatura para estudantes surdos mediados pelo interlocutor de Libras.




Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez


Book Description

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez apresenta uma visão global do bilinguismo na capacitação de profissionais da educação. Entre os temas abordados, estão as características do sistema auditivo e os saberes necessários sobre a deficiência auditiva e a surdez, o uso dos aparelhos de amplificação sonora e do implante coclear, os saberes históricos e culturais da educação dos surdos, avaliações diferenciadas, o ensino de Libras, a alfabetização e o letramento, a flexibilização do currículo e de estratégias pedagógicas. O objetivo é proporcionar ao leitor uma visão geral dos aspectos essenciais do recebimento de um aluno com surdez ou deficiência auditiva em sala de aula, de modo a garantir a acessibilidade e as boas práticas educacionais.




FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS:


Book Description

Esta pesquisa se insere no âmbito da formação de professores(as) na Licenciatura em Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, propõe compreender como a formação de professores(as) de Matemática habilita o(a) professor(a) para a Educação Inclusiva no contexto do ensino de Matemática para Surdos(as). Apresenta como objetivos específicos: identificar a concepção que o(a) professor(a) de Matemática, em formação, tem sobre a Educação Inclusiva dos(as) Surdos(as); analisar como a formação de professores(as) de Matemática contribui para o ensino de Matemática para Surdos(as); identificar de que modo a formação de professores(as) de Matemática tem despertado a necessidade de um olhar diferenciado quanto à inclusão de Surdos(as) em escolas regulares. Tendo uma abordagem qualitativa, o campo de pesquisa foi o curso de Matemática da UFPE/CAA. Para a coleta de dados, foram usados questionários, entrevista semiestruturada e o Projeto Pedagógico do curso de Matemática da referida instituição. Após a coleta dos dados, foi realizada a análise de conteúdo por categorização, sinalizando que o(a) professor(a) em formação não se sente seguro para ensinar matemática a pessoas Surdas, apesar dos conhecimentos matemáticos adquiridos no curso e de ter cursado a disciplina de Libras com professores(as) fluentes na Libras. Nesse sentido, foi verificada que apenas alguns(as) graduandos(as) tiveram acesso as disciplinas eletivas direcionadas, exclusivamente, ao ensino das pessoas com deficiência, destacando-se, portanto, a necessidade de haver relação entre os conteúdos matemáticos e a Libras, devendo as demais disciplinas manter um diálogo com a temática da educação inclusiva. ​




Inclusão escolar


Book Description

A pessoa diferente/deficiente, assim como qualquer outra, merece ser tratada com respeito e dignidade; é humana, portanto também tem desejos, sentimentos, potencialidades, limites, direitos e deveres. Isto, porém, parece estar sendo desconsiderado e esquecido no momento das discussões e de implantação da educação inclusiva. Muito empreendimento ainda se faz necessário no sistema educacional público e privado, para que o processo integrativo possa se concretizar e trazer benefícios reais e duradouros às pessoas com necessidades educativas especiais. Embora a inclusão escolar seja contemplada em lei e tenha como meta recuperar toda uma história de segregação, isolamento, discriminação e preconceito, sua prática está longe desse ideal. O que se tem são professores assustados, amedrontados, inseguros, despreparados, portanto, incapacitados para exercer tal função. O livro traz os seguintes temas - Escolar atípico; Deficiência mental; Deficiência auditiva; Deficiência visual; Deficiência física; Inclusão escolar; Método; Resultados e discussão; Conclusões e sugestões; Índice de acordo entre juízes; Conceito de inclusão escolar entre os professores; Conceito de inclusão escolar entre os alunos; Opinião sobre inclusão escolar entre os professores; entre outros.







A “inclusão” escolar de alunos surdos: colaborações para pensar as adaptações curriculares


Book Description

Na intersecção entre educação, psicologia sócio-histórico-cultural e linguística aplicada, esta obra discute a educação do aluno surdo “incluído” em escola comum. Ao se considerar que, no âmbito da inclusão escolar, é o meio social que precisa se ajustar e oferecer respostas educacionais a singularidades, potencialidades e interesses dos alunos, investiga-se como as adaptações curriculares têm sido implementadas. Certamente, um livro inspirador, que conduz o leitor a refletir; ao mesmo tempo, sinaliza respostas, com base em intervenções colaborativas.