Formação continuada de professores da educação infantil e suas relações com a reelaboração da prática docente


Book Description

Este livro trata da formação continuada de professores da educação infantil. No desenrolar de sua parte teórica, mostra-nos que a escola e os professores necessitam conhecer e desconstruir o discurso neoliberal, que insiste em nos convencer de que nada podemos contra essa realidade, em que o Estado é minimizado em suas ações. Ressalta que o professor que acredita no seu potencial e no potencial de seus alunos, encaminha sua prática na perspectiva de reconhecer as crianças como presente e futuro da nação. A prática desse professor fundamenta-se na constante reflexão acerca do conhecimento produzido mediado ou facilitado, no âmbito da relação docente-discente na sala de aula e nas relações dentro e fora da escola. O livro também defende e trabalha a ideia de que os professores de todos os níveis de ensino são seres inacabados e conscientes de seu inacabamento (FREIRE, 1996), contraditórios, multifacetados, com histórias pessoais formadas nas relações que estabelecem com os outros, com a cultura, com o meio e consigo mesmo, fazem suas escolhas, criam-se, recriam-se, ressignificam e reelaboram seu fazer pedagógico, buscando maneiras de crescer, desenvolver-se, emancipar-se e reelaborar sua prática docente à luz da formação continuada. Assim, ressaltamos, nesta obra, os princípios da reflexividade, da colaboração e do engajamento, importantes na formação do educador. Evidencia-se que trabalhar, tendo em vista os três princípios elencados, tem se mostrado positivo, especialmente porque ajuda a superar obstáculos, a vencer medos e incertezas que, a rigor, transpõem o cotidiano docente. Por fim, acredita-se que transitar pelos meandros da formação continuada na educação infantil em articulação com a prática docente deixa evidente que o professor precisa buscar seus caminhos de aperfeiçoamento constante para ir conquistando melhorias pedagógicas, profissionais e sociais, confirmando-se que ser professor(a), no século XXI, requer compreender que o conhecimento, os alunos, as relações e os modos de aprender são diversos e se transformam rapidamente. Para continuar a dar uma resposta concreta aos direitos dos alunos, ao professor é igualmente necessário um esforço redobrado para continuar a aprender e aperfeiçoar sua prática docente.




Analisando a prática pedagógica: uma experiência de formação de professores na educação infantil


Book Description

No trabalho analisa-se um projeto de formação continuada de professores na educação infantil do ponto de vista das estratégias utilizadas, verificando sua contribuição ao processo de reflexão das professoras sobre sua prática pedagógica. Partindo de um referencial teórico piagetiano, procura-se identificar nas práticas das professoras, situações-problema que geram desequilíbrios obrigando a construção de novas respostas e, conseqüentemente, novas aprendizagens. Participaram do projeto oito professoras de pré-escolar com idades entre 22 e 29 anos e com experiências profissionais de dois a sete anos de trabalho em educação no município de Rolim de Moura, RO. As referidas professoras foram entrevistadas no início e ao final do projeto, além de registrarem seu trabalho em diários de aula que serviram de base para a tematização das práticas pedagógicas em reuniões com a formadora. Também foram realizados seminários teóricos nos quais o grupo discutia textos previamente lidos, relacionando-os aos problemas práticos identificados. A análise dos dados evidencia os problemas enfrentados pelas professoras em sua formação inicial, ingresso na profissão e nas práticas pedagógicas desenvolvidas, identificando suas dificuldades e necessidades no exercício das funções docentes. Permite constatar ainda, a importância da escrita reflexiva para o incremento da capacidade de observação das professoras favorecendo a identificação de situações-problema na prática pedagógica. Por outro lado, demonstra que a reflexão sobre a prática e a introdução de inovações no fazer docente, estão diretamente relacionadas às trocas entre as professoras, destas com a formadora e com a teoria. Aponta para a necessidade de que os projetos de formação continuada partam dos saberes, dificuldades e necessidades dos sujeitos envolvidos, considerando a etapa de desenvolvimento profissional em que se encontram. Para isso, há que se preparar melhor os formadores e investir em uma política de formação articulada com a carreira docente e com os conhecimentos científicos existentes nesta área.




A Prática


Book Description

O livro apresenta reflexões da Autora sobre a prática do Coordenador Pedagógico nas Instituições de Educação Infantil, revelando dificuldades, ideias de estratégias que podem ser desenvolvidas com a equipe docente, sugestões de rotina e organização da formação continuada dos professores.




Docência na Educação Infantil


Book Description

Este livro apresenta reflexões produzidas a partir do desenvolvimento do curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Docência na Educação Infantil (Cedei), ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Universidade Federal de Rondônia (Unir), cujo objetivo era formar em nível de especialização (lato sensu) professores/professoras, coordenadores/coordenadoras, diretores/diretoras de instituições de Educação Infantil – creches e pré-escolas – da rede pública e equipes de Educação Infantil dos sistemas públicos de ensino.




Formação em psicopedagogia e docência na educação infantil


Book Description

É com imensa satisfação que recebi o convite para prefaciar a contracapa uma obra tão importante que discorre sobre a contribuição da Psicopedagogia na Educação Infantil. O livro intitulado “Formação em psicopedagogia e docência na educação infantil: contribuições, contradições e reflexões” traz uma importante reflexão sobre a Psicopedagogia, especialidade que transita entre as áreas da saúde e da educação, e que se faz presente para a compreensão do processo ensino-aprendizagem nas suas sutilezas, peculiaridades, singularidades, especificidades e complexidades como a própria autora destaca em seu texto.A autora brilhantemente discorre sobre a necessidade da Psicopedagogia estar presente na didática dos professores da Educação Infantil, uma vez que a mesma pode colaborar para o entendimento dos desvios da aprendizagem que podem ser detectados precocemente nos pré-escolares.Professores da Educação Infantil devem ser vigilantes do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem, planejando e desenvolvendo ações específicas para promover o desenvolvimento normal e a detecção dos processos desviantes da aprendizagem e, neste sentido, a Psicopedagogia pode auxiliar estes professores. Desta forma, espero que um grande número de educadores tenha acesso à esta obra, pois a mesma é essencial e obrigatória para todos os professores interessados na melhoria de sua prática educativa.




Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 6


Book Description

É com imensa satisfação e entusiasmo que apresentamos aos leitores o sexto volume da obra “Métodos e Práticas Pedagógicas: Estudos, Reflexões e Perspectivas”. Esta coletânea de capítulos, elaborada por renomados pesquisadores e educadores comprometidos com a excelência na educação, traz à tona um leque de temas pertinentes e atuais no campo da pedagogia. A diversidade de enfoques presentes neste livro reflete a riqueza e a complexidade da prática pedagógica, bem como as variadas nuances que permeiam o processo educativo em suas diferentes etapas e contextos. Os capítulos aqui reunidos constituem um verdadeiro convite à reflexão e à busca constante por aprimoramento no campo da educação. No primeiro capítulo, “A creche: instrumento de acolhimento e autonomia da criança”, mergulhamos em um estudo aprofundado sobre a importância das instituições de educação infantil como espaços propícios para o desenvolvimento da autonomia e da segurança emocional das crianças mais jovens. Na sequência, o capítulo “A influência da brinquedoteca na educação infantil” nos conduz a uma reflexão sobre o valor do brincar no processo educativo, evidenciando a brinquedoteca como um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento integral da criança. Já no terceiro capítulo, os autores abordam o tema “Tempo de escola e qualidade na educação pública”, debruçando-se sobre a análise da interação entre aluno e professor, especialmente nos ambientes de educação em tempo integral, com um estudo de caso inspirador conduzido pelo Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, em Coari/AM. Outra importante temática é abordada no quarto capítulo, intitulado “A atuação do professor na formação crítica do aluno do ensino médio numa perspectiva sociopolítica”, que apresenta um olhar profundo sobre o papel do educador no estímulo ao pensamento crítico e à consciência social dos jovens estudantes. Ainda no âmbito da psicopedagogia, o quinto capítulo, “A cidadania e a psicopedagogia”, ressalta a necessidade de intervenções psicopedagógicas nas escolas públicas, em específico em Breves-PA, visando contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada. Os relatos de experiência adquirem destaque nos capítulos seguintes: “A importância do estágio curricular em gestão e coordenação pedagógica” oferece um panorama enriquecedor sobre vivências no ensino fundamental em Breves-PA, enquanto “O impacto da Disciplina Trabalho Pedagógico e Formação de Professores na Formação do Fisioterapeuta” relata experiências transformadoras que agregam valor à formação acadêmica. Em um contexto mais prático e aplicado, “O jogo da oralidade e a contação de histórias na prática pedagógica” traz uma abordagem instigante sobre a utilização dessas técnicas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos. Explorando ainda mais o potencial das metodologias pedagógicas, o capítulo “Narrativa sobre o uso de materiais de baixo custo em propostas de ensino de física por investigação” revela uma perspectiva inovadora para o ensino da física, ao passo que “O esporte e sua função motivadora nas aulas de educação física” destaca o esporte como ferramenta de estímulo e aprendizado. Também voltado para o ensino prático, o capítulo “O uso de métodos no ensino prático de avaliação ambiental em ecossistema aquático no Município de Oiapoque, Amapá” aborda questões cruciais no âmbito da educação ambiental e da preservação do meio ambiente. Encerrando a obra, o capítulo “Educação ambiental e horta na escola: reflexões” traz à tona um diálogo profícuo sobre a importância da educação ambiental nas escolas e a valorização do cultivo de hortas, contribuindo para uma consciência mais sustentável e responsável. Cada capítulo aqui presente é uma peça essencial no mosaico da educação, e o conjunto dessas abordagens enriquece sobremaneira o campo pedagógico. Ao mergulharmos nessas páginas, somos convidados a refletir, aprender e vislumbrar novos horizontes educacionais. Que este livro seja, portanto, um instrumento inspirador para educadores, pesquisadores e todos os que acreditam no poder transformador da educação. Que a jornada pelas páginas deste livro nos conduza a uma maior compreensão dos métodos e práticas pedagógicas, permitindo-nos trilhar caminhos que conduzam a uma educação mais inclusiva, humanizada e comprometida com o desenvolvimento integral de nossas crianças e jovens. Boa leitura!




Formação Continuada de Professoras no Espaço-Tempo da Escola Infantil: Relações de Poderes e Saberes


Book Description

A formação docente no espaço-tempo das escolas infantis é o tema central desta obra, que objetiva questionar e compreender a maneira como vêm sendo pensados a formação dos professores de educação infantil e o cotidiano das escolas destinadas a essa etapa da formação escolar. Em meio ao fazer educativo dessas escolas, estes escritos buscam entender quais as relações de poder e saber que orientam a educação continuada e a prática pedagógica dos docentes. As crescentes mudanças sociais geradas pelo processo de globalização levam a refletir sobre essa faixa etária, que muitas vezes é posta à parte dessas constantes transformações. Na perspectiva deste estudo, tanto as crianças como os professores da infância são considerados sujeitos sociais.




Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 4


Book Description

Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente. Nesta coletânea de “Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 4”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores. Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e pedagogia evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas. Este volume traz Treze (13) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e pedagogia. Os estudos abordam discussões como: educar é um ato de resistência; proposta de jogo didático; técnicas aplicadas para motivar a aprendizagem; atividades lúdicas; educação sexual; ensino da história e filosofia; metodologias aplicadas; instrução de alunos com Dislexia; formação continuada de professores; ensino-aprendizagem; constituição docente e as políticas educacionais nacionais; criança e o autorretrato e por fim, a educação rural. Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido. Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo. Boa leitura!