A educação física escolar em colégios de aplicação


Book Description

A presente obra apresenta um pouco das ações e experiências desenvolvidas em alguns Colégios de Aplicação no Brasil, relatando propostas, reflexões e vivências realizadas dentro de seus muros, mas que buscam levar esses conhecimentos e saberes para fora de seus limites, refletindo suas práticas contextualizadas à realidade nacional. Os textos circunscritos à obra abordam temas sobre: o processo de construção do conhecimento ancorado pelo afeto na relação professor e aluno; a inclusão de pessoas com deficiência como uma prática espontânea, mas também intencional, nas aulas nos colégios de aplicação; saberes da Educação Física Escolar, ou seja, os conteúdos de ensino-aprendizagem, ainda como um tema carente de consensos por parte da comunidade da Educação Física; a função político-social da educação escolar e as estratégias de fortalecimento dos processos democráticos no cotidiano escolar; algumas considerações sobre o debate do enfrentamento acerca das problemáticas da retenção/evasão no CAp-UERJ; as condições de trabalho e o nível de satisfação profissional dos professores que atuam no CAp-UERJ; a ‘saúde’ no contexto da Educação Física Escolar: possibilidades para a prática docente nos colégios de aplicação e aulas de ginástica no Ensino Médio e formação cidadã dos discentes. Neste sentido, nosso livro convida o leitor a desvendar possibilidades de caminhos educacionais, em especial a da Educação Física, repensando sobre ela dentro dos muros da escola e para além dela.




Atividades diversificadas na educação física escolar


Book Description

Fruto de mais de 20 anos de experiência do autor na área de Educação Física Escolar, esta obra formaliza e esquematiza uma sequência de aulas teóricas para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio, de modo a orientar e auxiliar os profissionais da área de Educação Física, sobretudo os que atuam em escolas, na aplicação de conteúdos voltados para os temas conceituais e para as aulas de ginástica localizada, propiciando o desenvolvimento de um trabalho sequenciado e estruturado ao longo da Educação Básica.




Contribuições da educação física escolar para o processo de alfabetização científica e popularização das ciências: um estudo de caso nas escolas públicas de ensino médio do município de Pojuca – BA


Book Description

Tradicionalmente, a Educação Física Escolar foi ou ainda é vista por muitos, como uma disciplina do entretenimento na escola e/ou até é referenciada como a disciplina do passar a bola para os estudantes. Durante anos, a realização de suas ações corporais era vista como “o aluno não tem muito o que se aprender” e com isso foi tachada como a disciplina do passar tempo. Por conta desse estigma, a Educação Física Escolar tem se enraizado em concepções pedagógicas ultrapassadas que tem impedido uma visão mais ampla e atualizada desse componente curricular. Assim como toda disciplina escolar a Educação Física Escolar pode ser uma potencial ferramenta de promoção e/ou divulgação de conhecimentos científicos que podem levar o sujeito (aluno) a compreender-se no mundo como um agente de construção e ativo, tornando-se cada vez mais crítico, reflexivo e autônomo FREIRE (1996). Sendo assim, esta pesquisa levanta o seguinte problema: Como as aulas de Educação Física Escolar podem ser construídas para contribuir com a formação em alfabetização científica e a popularização das ciências? Tem como objetivo discutir como a promoção da alfabetização científica pode se realizar nas aulas de Educação Física Escolar, a partir de estudo de casos em duas escolas estaduais do município de Pojuca. Propõe-se de uma pesquisa exploratória-explicativa, de cunho qualitativa com a utilização de um questionário online misto para 2 professores de Educação Física de 2 escolas estaduais. Para a análise, reflexão e discussão de tais resultados, utilizou-se da interpretação subjetiva dos dados (MINAYO, 2013) com base em propostas teóricas da alfabetização científica e/ou letramento científico. Dos professores entrevistados, identificou-se que ambos conhecem a alfabetização científica, porém estes não conseguem visualizar uma práxis, tornando assim irreal a utilização da educação científica em suas aulas. Estes mesmos, disseram reconhecer a importância da educação científica, destacando esta como um dos elementos chaves para a popularização das ciências nas escolas. Percebe-se então, que neste local delimitado, existe algum tipo de conhecimento prévio acerca do assunto. Porém ainda se faz necessário (re) pensar em uma política e/ou em ações que viabilizem o aprofundamento teórico-prático desses profissionais, para que assim venham promover de forma segura informações relacionadas à ciência e assim como a democratização dos saberes científicos. Boa leitura!





Book Description




Educação Física Escolar - Desafios e Propostas 2


Book Description

Este livro traz os seguinte temas - Educação Física Escolar; a utilização dos meios de comunicação como recurso educativo; Desafios da ginástica na escola; O folclore na escola; um esquecido, porém precioso, conteúdo da Educação Física; Educação Física Escolar e lazer; ações e reflexões; Os jogos cooperativos e a Educação Física Escolar; O jogo e o desenvolvimento infantil; a visão de Piaget e Vygotsky; A pedagogia do esporte e o desafio de educar para a autonomia; Os jogos desportivos coletivos - ações e reflexões no contexto escolar; Basquetebol - esporte, lazer na Educação Física Escolar; O atletismo e a prática nas escolas... Uma realidade possível?; entre outros.




Metodologia do ensino das lutas na Educação Física Escolar


Book Description

Entende-se que desde que os aprofundamentos de estudos em Educação Física começaram a delinear uma nova abordagem de pesquisa e ensino nessa área do conhecimento, muitos professores que atuam nas escolas brasileiras se restringiram somente ao seu dia a dia, não discutindo sua prática e tampouco a escrevendo. Por outro lado, os estudos acadêmicos têm desvendado teorias que nem sempre são aplicáveis no campo da prática. Portanto, este estudo, se caracteriza como uma ferramenta fundamentada na teoria e na prática para aplicação das lutas na Educação Física escolar e em outros ambientes pedagógicos de atuação do professor e do profissional de Educação Física. O estudo não se esgota neste escopo, mas, é um passo inicial para a promoção das lutas rompendo o preconceito de que as lutas são promotoras da agressividade e da violência.




Ensino de Educação Física e Formação Humana


Book Description

O livro Ensino de Educação Física e formação humana propõe um debate sobre o ensino de Educação Física num momento em que a ideia de "aprendizagem" tem ganhado considerável destaque, apresentando-se como um processo que se separa e se autonomiza do ensino formal. Mas até que ponto é possível defendermos uma aprendizagem que não considera o caráter sistemático do ensino? Qual é a finalidade educativa da escola? Como se dão os processos de ensino e aprendizagem e como eles se organizam no espaço escolar? De que forma a aprendizagem dos conteúdos escolares pode ser potencializada pelo ensino, alcançando os objetivos educacionais mais elevados? E afinal, o que é ensino? Ao refletir sobre a escola e sua tarefa educativa, este livro questiona a indissociabilidade do ensino e da aprendizagem, promovendo o aprofundamento das reflexões e proposições sobre o ensino de Educação Física e a formação docente coerentes com a escola que queremos construir, principalmente no que diz respeito à contribuição específica da Educação Física. Este livro reúne um conjunto de estudos de pesquisadores da área da Educação Física escolar de diferentes regiões do Brasil, que embora desenvolvam suas reflexões a partir de distintas matrizes teórico-metodológicas, compartilham da posição de que ensinar é revolucionário. Os textos buscam levantar questões ou problemáticas acerca do que e como ensinar Educação Física e sobre os processos formativos dos professores que irão atuar na escola, trazendo contribuições para seguirmos construindo coletivamente respostas cada vez mais contundentes para o ensino de Educação Física e a formação humana.




Educação física na educação infantil: análise da aplicação de um programa e estudo sobre o envolvimento das crianças a partir da escala de Ferre Leavers


Book Description

Esta pesquisa tem como objetivos principais: discutir a noção que crianças de cinco anos desenvolvem, ao final da aplicação de um programa, sobre o que é Educação Física, contrastando-a com aquela originalmente apresentada pelo aluno no início da pesquisa; bem como investigar e discutir o envolvimento dos alunos nas atividades propostas pelo programa de Educação Física que serviu de base a este estudo. Uma turma, composta por vinte e cinco crianças de cinco anos, de uma escola da Rede Municipal de Educação Infantil de São Paulo, teve um total de 32 aulas de Educação Física, de 50 minutos cada, duas vezes por semana. Essa turma foi submetida a uma entrevista no início e no final do programa visando avaliar a noção que apresentavam sobre o que é educação física. A entrevista foi interpretada mediante a metodologia de análise de conteúdo (TRIVINOS, 1987). Os resultados evidenciaram mudanças significativas e positivas no grupo quanto ao conceito sobre o que é Educação Física. Metade da turma foi selecionada, aleatoriamente, para ser filmada em sete aulas do programa. Para análise das filmagens, utilizou-se a Escala de Envolvimento para crianças pequenas, desenvolvida por Ferre Leavers, que apresenta uma lista de oito sinais ou indicadores de envolvimento: 1) concentração; 2) energia; 3) complexidade e criatividade; 4) expressão facial e postura; 5) persistência; 6) tempo de reação; 7) expressões verbais; e 8) satisfação. A partir desses indicadores, foi medido o nível de envolvimento das crianças nas atividades, classificando-o em uma escala de 1 a 5, em que: a) Nível 1: sem atividade; b) Nível 2: atividade interrompida freqüentemente; c) Nível 3: atividade mais ou menos contínua; d) Nível 4: atividade com momentos intensos; e) Nível 5: atividade intensa mantida. Com a escala foi verificado o nível de envolvimento das crianças nas atividades, além disso, constatou-se também que o instrumento utilizado pode ser uma importante ferramenta de apoio para o professor na inve.




Educação Física Escolar


Book Description




Uma Escola para Todos


Book Description

Educar, na contemporaneidade, significa promover uma educação que possibilite o desenvolvimento integral do estudante. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental, por ser o local em que se concentram trabalhos que englobam diferentes linguagens e diversidade cultural, onde se deve valorizar e compartilhar as experiências vividas e vivenciadas por estudantes e professores. A Educação Física, como componente curricular obrigatório na Educação Básica, a propósito de seus objetivos e conteúdos, no processo de ensino e aprendizagem não deve se restringir apenas aos exercícios de habilidades e destrezas, mas instrumentalizar o estudante a refletir sobre suas possibilidades corporais com autonomia e exercê-las de maneira culturalmente significativa. Esses são os preceitos que figuram nos capítulos deste livro, considerando-se a produção de conhecimento sobre propostas pedagógicas que possam motivar expressivas mudanças na Educação Física escolar. Dessa forma, a obra Uma escola para todos: reflexões e práticas a partir da Educação Física dispõe de um conjunto relevante de textos que servem para problematizar questões, aprofundar e revisar teorias e compreender práticas no contexto escolar.