Pensadores da análise do discurso


Book Description

Existe interpretação neutra? Meus pensamentos são originais? O que eu digo é fruto da minha criatividade? O objeto da história são os fatos? Minhas crenças são, efetivamente, minhas? Este livro se apresenta como um guia de leitura sobre os autores que nos ajudam a pensar essas questões. Bakhtin, Foucault e Pêcheux, fundadores da Análise do Discurso (AD), debruçaram-se longamente sobre a problemática da relação entre discurso, sujeito e história com o intuito de nos oferecer ferramentas para questionar o óbvio, as certezas, as verdades das diferentes épocas. Com a novidade de ser uma obra autoral que propõe uma chave de leitura para os três pilares da AD, este livro procura desnudar as principais ilusões das quais os iniciantes na teoria devem se desfazer para praticá-la: (I) a ilusão de que o indivíduo é livre; (II) a ilusão de que o fato é o que realmente aconteceu; (III) a ilusão de que a língua comunica.




INTRODUÇAO A ANALISE DO DISCURSO


Book Description

Percorrendo a trilha aberta por Saussure, a autora procura discutir a dicotomia existente entre língua e fala e usa o discurso como ponto de articulação dos processos ideológicos e dos fenômenos linguísticos.




Comunicação e discurso


Book Description

Este livro trata da análise de discursos, que explica e avalia criticamente os processos de produção, circulação e consumo dos sentidos vinculados aos produtos culturais, como anúncios publicitários, programas televisivos, textos jornalísticos e discursos políticos. O autor Milton José Pinto reúne, neste livro, os conceitos da análise de discursos das correntes da tradição francesa e anglo-americana.




Introdução à análise do discurso:


Book Description

Dentre as perspectivas de análise da língua, destaca-se uma bastante recente e com diversas ramificações e contribuições: a análise do discurso (AD). Esta obra é um convite para conhecer e compreender esse campo que é considerado a passagem da linguística da frase para a do texto. Aqui, apresentaremos o contexto de surgimento da AD, seus conceitos e diálogos com outros campos, as pesquisas atuais na área, as confluências e divergências entre suas vertentes e, ainda, outras discussões. Estude conosco essa área que analisa os discursos que nos atravessam e nos constituem como sujeitos.




Introdução à análise do discurso


Book Description

A língua é um fato social cuja existência se funda nas necessidades de comunicação. O discurso é o ponto de articulação dos processos ideológicos e dos fenômenos linguísticos. Partindo do pressuposto de que o discurso “materializa o contato entre o ideológico e o linguístico no sentido de que ele representa, no interior da língua, os efeitos das contradições ideológicas”, a análise do discurso apresenta-se como uma disciplina não acabada, em constante mudança, em que “o linguístico é o lugar, o espaço que dá materialidade, espessura a ideias, temáticas de que o homem se faz sujeito, um sujeito concreto, histórico, porta-voz de um amplo discurso social”.







Por Uma Analise Automatica Do Discurso


Book Description

Os textos reunidos neste livro, organizados cronologicamente, traçam um histórico da análise do discurso francesa, buscando compreender o lugar que nela ocupa e ocupa a obra de Michel Pêchaux. São apresentados textos de Pêchaux, como 'Análise automática do discurso' ao lado de outros textos e de outros autores, que incluem trabalhos sobre descrição textual, e trabalhos que analisam os fundamentos da análise do discurso, mostrando suas transformações.




Por uma análise automática do discurso


Book Description

Este livro reúne textos fundamentais de Michel Pêcheux, bem como de outros autores. Incluem-se, entre estes, trabalhos que analisam os fundamentos da análise do discurso, mostrando suas transformações, e outros sobre descrição textual.




Por uma análise automática do discurso


Book Description

A Análise do Discurso surgiu na década de 1960 num momento de domínio do estruturalismo, tanto na linguística quanto nas Ciências Humanas. A Análise de Discurso francesa (AD) se particulariza por articular a materialidade linguística, o histórico-social, o político. Seu campo teórico é ainda atravessado por uma teoria psicanalítica do sujeito. Os textos aqui reunidos, organizados cronologicamente, traçam um histórico da AD, buscando compreender o lugar que nela ocupou e ocupa a obra de Michel Pêcheux, um de seus iniciadores, cujo trabalho tem sido decisivo para seu desenvolvimento. Encontram-se aqui textos fundamentais de Pêcheux, como Análise automática do discurso, de 1969, ao lado de outros textos seus e de outros autores, que incluem trabalhos sobre descrição textual e trabalhos que analisam os fundamentos da Análise do Discurso, mostrando suas transformações. Françoise Gadet é linguista. Compõe o grupo de pesquisadores fundadores da Análise de Discurso francesa, tendo publicado com Pêcheux La Langue Introuvable, além de diversos artigos. Dedica-se aos estudos de sociolinguística e da francofonia. Tony Hak (1950-2018) foi professor associado emérito do Departamento de Gerenciamento de Tecnologia e Operações da Rotterdam School of Management, Universidade Erasmus (Holanda). Seus domínios eram Análise da Conversação, Análise de Discurso e Análise Sociológica do texto.