Educação física escolar


Book Description

Nos últimos anos, inúmeras investigações têm explicitado a presença e a interconexão de diferentes elementos na construção da identidade do professor, tornando evidente que seu processo de formação é permeado por grande complexidade. Analisar este processo e os elementos que nele se apresentam, no contexto da Educação Física Escolar, foi o objetivo dos organizadores deste livro. Nos 10 capítulos que o compõem, vários autores e autoras compartilham resultados de suas investigações e reflexões, construídas a partir de diferentes perspectivas e lugares. Dessa forma, trazem pistas para que se possa vislumbrar como as experiências pessoais, os cursos de formação inicial, a intervenção profissional, o cotidiano escolar, as políticas públicas e as perspectivas ideológicas de cada professor(a), entre outros aspectos, podem trazer implicações para sua formação profissional. Merece destaque, ainda, o convite manifesto em alguns capítulos para que se conheça o trabalho em parceria, realizado por grupos de professores, bem como seu possível impacto no processo de formação docente. Nessa perspectiva, o livro convida o leitor a pensar caminhos para a formação inicial e a refletir sobre o papel da educação continuada na formação dos professores de Educação Física.




Diferentes olhares sobre a formação profissional em educação física


Book Description

O livro Diferentes olhares sobre a formação profissional em Educação Física traz um mosaico daquilo que vem sendo o foco de debates da Educação Física brasileira ao longo de sua história. Nos diversos temas investigados, apresentamos uma síntese daquilo que suas linhas vêm desenvolvendo desde o momento da implantação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Práxis e a Formação Docente (CEPPFD/Uesb), isto é, fazemos um mapa dessa área/campo de conhecimento no Brasil de forma metódica, rigorosa e instigante. Isso já está evidenciado no título da obra, na realidade, as discussões que recortam essa área/campo são postas à prova a partir das mais diversas matrizes epistemológicas, permitindo ao leitor adentrar neste mundo tão fragmentado e difuso que é a Educação Física, mas tendo a possibilidade de perceber suas idiossincrasias. Nessa direção, buscamos apresentar um retrato da formação profissional em Educação sem retoques, desde suas tentativas na busca por uma identidade acadêmica, quando fora sugerida sua exclusão da universidade, até as questões mais comezinhas da educação infantil, essa talvez uma das negligenciadas em relação ao aparato teórico-metodológico. Trata-se de um livro que tem a pretensão de dar ao leitor uma visão da realidade em que a Educação Física transita, sem rodeios das suas mais diversas interfaces, sem intenção de buscar por conciliação ou consenso, revelando com isso os limites epistêmicos da área/campo. Dirigida não apenas aos profissionais da Educação Física, a obra quer atingir outros segmentos interessados nos debates relativos à epistemologia, à gnosiologia e à crítica ontológica, ou seja, aqueles que as questões relativas à produção do conhecimento lhes são caras. Uma das principais vantagens do acesso ao seu conteúdo é ter desvelado na mesma obra as mais diversas correntes, tornando visíveis as contradições e paradoxos que versam na área/campo da Educação Física, muitas vezes obscurecidas.




EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: DIFERENTES OLHARES SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE


Book Description

O presente livro, “Educação Física Inclusiva: diferentes olhares sobre a inclusão social através da educação física e do esporte”, é uma obra de enorme relevância social, porque deseja alcançar a sociedade com reflexões sobre temática de suma importância: a inclusão social por olhares da educação física e do esporte. concebido a partir das produções em conjunto entre professores e acadêmicos do Centro Universitário Metodista – IPA, esta obra apresenta abordagens que contemplam o Futebol de Cinco para cegos, a Dança, o Voleibol, o Futebol, o Tênis, a Esgrima Paralímpica e as Atividades Aquáticas, influenciando na produção de uma maior autonomia, na superação de adversidades, impulsionando a ascensão social, entre outras questões que podem ser determinantes para a promoção da inclusão social.




Desafios da educação física escolar


Book Description

No primeiro capítulo desta coletânea, pretendemos avaliar as repercussões no processo de ensino aprendizagem e, ao mesmo tempo, verificar as dificuldades e a superação do professor de Educação Física na inclusão de deficiências no ensino regular; o segundo capítulo busca entender a orientação religiosa e suas restrições quanto às práticas corporais de alunos(as) adeptos(as) de uma igreja da cidade de Arenápolis - MT e no terceiro capítulo, buscamos evidenciar os olhares que a gestão de uma escola traz sobre as relações interétnicas no contexto das aulas de Educação Física e de que forma são pensadas suas propostas interculturais como um todo.




Educação Física Escolar: múltiplos olhares


Book Description

A presente obra inaugura a coleção Educação Física, Esporte e Sociedade que é uma iniciativa do Grupo de Estudo em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O GPEEsC possui quatro linhas de pesquisa : Teorias e aspectos pedagógicos e didáticos no ensino da Educação Física Escolar; Corpo, envelhecimento e Sociedade; História e Esporte; e Educação Física e Lazer. Portanto, o objetivo da coleção é congregar diferentes posicionamentos em debate a partir dos membros do grupo e acadêmicos convidados para discutir as questões da Educação Física e do Esporte por meio das linhas de pesquisa ora apresentadas.




Mídia-Educação Física: Outros Olhares sobre a Cultura Corporal


Book Description

O livro Mídia-Educação Física: outros olhares sobre a cultura corporal é um convite e um desafio ao enfrentamento de uma das maiores problemáticas da Educação Física escolar em tempos digitais: como as mídias podem influenciar a compreensão de estudantes da educação básica sobre os elementos da cultura corporal? A partir da tela de um smartphone, a juventude é apresentada aos esportes, jogos, lutas, danças e ginásticas, permeados por ideologias, valores e manipulações que distorcem ou empobrecem as representações desses estudantes sobre esse campo. O autor recusa a simples aceitação das tecnologias digitais por suas características, propondo elaborada discussão sobre os princípios que devem nortear a adesão às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Física escolar. A obra perpassa questões relevantes como a necessária formação docente para o trato com as tecnologias, a didática na era digital e a infraestrutura que viabiliza propostas de ensino com suporte midiático. Utilizando linguagem clara, o escritor desenvolve, com habilidade, formas de tratar pedagogicamente os elementos da Educação Física na escola, identificando as possíveis representações edificadas a partir dos conteúdos midiáticos. A partir da constatação do smartphone como principal dispositivo de acesso aos conteúdos midiáticos, o livro aborda suas possibilidades e limitações, discutindo recursos como redes sociais virtuais e jogos eletrônicos, realidades ainda não adequadamente problematizadas pela Educação Física escolar. Finalmente, esta obra apresenta reflexões e estratégias para o ensino da Educação Física escolar com as tecnologias digitais, compreendendo a Mídia-Educação como olhar privilegiado que ultrapasse as fronteiras do uso instrumental das TDICs. Desenvolve formas de produzir conhecimentos em Educação Física com as tecnologias e mantém no horizonte a reflexão sobre os conteúdos midiáticos, desvelando possíveis interesses próprios da indústria cultural como pilar para a formação emancipatória.




A educação física escolar em colégios de aplicação


Book Description

A presente obra apresenta um pouco das ações e experiências desenvolvidas em alguns Colégios de Aplicação no Brasil, relatando propostas, reflexões e vivências realizadas dentro de seus muros, mas que buscam levar esses conhecimentos e saberes para fora de seus limites, refletindo suas práticas contextualizadas à realidade nacional. Os textos circunscritos à obra abordam temas sobre: o processo de construção do conhecimento ancorado pelo afeto na relação professor e aluno; a inclusão de pessoas com deficiência como uma prática espontânea, mas também intencional, nas aulas nos colégios de aplicação; saberes da Educação Física Escolar, ou seja, os conteúdos de ensino-aprendizagem, ainda como um tema carente de consensos por parte da comunidade da Educação Física; a função político-social da educação escolar e as estratégias de fortalecimento dos processos democráticos no cotidiano escolar; algumas considerações sobre o debate do enfrentamento acerca das problemáticas da retenção/evasão no CAp-UERJ; as condições de trabalho e o nível de satisfação profissional dos professores que atuam no CAp-UERJ; a ‘saúde’ no contexto da Educação Física Escolar: possibilidades para a prática docente nos colégios de aplicação e aulas de ginástica no Ensino Médio e formação cidadã dos discentes. Neste sentido, nosso livro convida o leitor a desvendar possibilidades de caminhos educacionais, em especial a da Educação Física, repensando sobre ela dentro dos muros da escola e para além dela.




Olhares sobre o corpo


Book Description




Educação física e ciências do desporto em seus diversos olhares


Book Description

Longos anos de apuramento médico, pedagógico e técnico introduziram práticas de educação física de acordo com as necessidades e os conhecimentos de épocas distintas. O introdutor do termo foi John Locke, o qual, ao pensar sobre o corpo e o movimento conduzido no processo de estruturação equilibrada do ser humano, introduziu a expressão educação física, isto é, da educação através do corpo humano em acção. Logo foi seguido por médicos atentos aos problemas da saúde e da sociedade, pedagogos interessados no processo da educação de crianças e jovens e, pouco depois, por militares cuja preparação e actividade exigiam aprumo e disciplina. Uns e outros aventuraram-se na criação e recriação de encadeamentos sistemáticos de movimentos livres ou de sistemas de ginástica que preencheram o território das questões formativas. Os finais da década de oitenta do século vinte confrontaram a educação física, os seus princípios e fins, com o desporto de competição, os seus métodos de treino e as suas finalidades em função de um rendimento exigente. E, de facto, abriram à educação física outras vias de desenvolvimento até aí impensadas e, portanto, inexploradas. Neste trabalho que publicamos, apresenta-se um conjunto de abordagens inovadoras e destemidas que revelam a capacidade da educação física, na terceira década do século vinte um, de repensar a si própria, oferecer formas de se recrear, maneiras de actuar originais que correspondem às preocupações, necessidades e aos complexos meios científicos e técnicos da sociedade actual.