Fundamentos para educação especial


Book Description

Quais são as origens históricas do movimento pela inclusão social de pessoas com deficiência? Qual o papel da educação especial nesse contexto? Quem são os alunos com necessidades educacionais especiais? O que dizem os textos legais sobre a educação desses alunos? Em que perspectiva deve estar assentada a formação dos professores? O debate envolvendo reflexões para as respostas a essas, entre outras questões, é estimulado nesta obra, que visa proporcionar a pais e educadores uma reflexão crítica sobre os fundamentos que permeiam a educação especial no Brasil, de acordo com os seguintes eixos temáticos: história e deficiência, políticas públicas e inclusão escolar, currículo e educação especial e formação de professores. Dessa forma, você é convidado a conhecer: as concepções e práticas relacionadas às pessoas com deficiências na história; a transição entre e a integração e a inclusão social das pessoas com deficiência; os fundamentos teóricos e legais da educação especial e da inclusão; as terminologias que definem o alunado alvo da educação especial; a organização curricular na escola inclusiva; a formação de professores no contexto da educação inclusiva.




Educação especial inclusiva: fundamentos e práticas


Book Description

Para o desenvolvimento de um trabalho escolar que esteja permanentemente de portas abertas para a inclusão é interessante pensarmos sobre o momento que estamos vivendo hoje em termos de políticas educacionais. Ou seja, porque estamos sendo convidados a pensar sobre princípios da educação inclusiva. Perceber onde estamos e para onde queremos ir é fundamental para realizarmos esse percurso. Esse módulo foi preparado pelos professores formadores: Marciel Costa de Oliveira e Guidoelier Zaldivar Gonzalez. Pretende-se realizar uma introdução acerca do histórico princípios, principais aspectos e desafios da Educação Especial Inclusiva!




Educação Especial & Inclusiva: Experiências do Ensino Fundamental ao Superior


Book Description

A Educação tem passado por uma crescente expansão das suas agendas teóricas e empíricas nos últimos três séculos, não obstante tenham sido retardatárias as ideiais e a implementação de políticas para a promoção, tanto, da Educação Especial, voltada para alunos com deficiência, quanto, da Educação Inclusiva, com agendas absorventes de diversidade para a interação de alunos com e sem deficiência. O objetivo deste livro, intitulado “Educação Especial & Inclusiva: Experiências do Ensino Fundamental ao Superior” é corroborar com a expansão da fronteira do conhecimento educacional contemporâneo por meio da reunião de um conjunto de discussões e análises estruturadas de modo plural derivado de um trabalho colaborativo desenvolvido em rede por pesquisadores latinos e africanos. O trabalho coletivo desenvolvido em rede por um conjunto de vinte e cinco pesquisadores de instituições públicas e privadas de Angola, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru traz uma privilegiada imersão comparativa sobre o binômio temático da Educação Especial e Inclusiva a partir de diferentes recortes teóricos e da análise empírica fundamentada por distintas realidades socioespaciais. Com base neste seleto grupo de pesquisadores, o objetivo da presente obra foi reunir pesquisas escritas nas línguas espanhola e portuguesa para discutirem contemporâneas agendas temáticas no campo epistêmico da Educação, justamente a fim de analisar as oportunidades e desafios à luz de uma triangulação teórico-metodológica que coaduna a abstração do pensamento e a empiria da realidade em Educação Especial e Inclusiva. A estruturação deste livro em onze capítulos apresenta uma instigante discussão sobre o pensamento educacional com base em um colaborativo trabalho de pesquisas que foi engendrado por pesquisadores que a despeito das distintas formações acadêmicas e expertises profissionais buscam avançar na construção de um emergente e cada vez mais relevante campo epistêmico nas áreas de Educação Especial e Inclusiva. Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, este livro teve o método dedutivo como pilastra mestre para fundamentar a análise sobre questões fáticas e teóricas com base nos procedimentos qualitativos, tanto, de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de hermenêutica educacional na interpretação dos dados primários e secundários apresentados ao longo das discussões. Conclui-se que em função da combinação da abordagem didática com um rigor cientifico teórico-metodológico, a presente obra é indicada para um amplo público, tanto de leitores interessados em novas informações e conhecimento sobre Educação Especial e Inclusiva, quanto de acadêmicos, especialistas e profissionais que buscam se atualizar com discussões sobre o estado da arte na temática.




Educação especial na perspectiva inclusiva:


Book Description

Atualmente, vivenciamos um novo paradigma na educação, que tem impulsionado os sistemas de ensino a repensarem o seu fazer pedagógico para proporcionar uma educação inclusiva de qualidade aos alunos da educação especial. Com o objetivo de instigar os conhecimentos do leitor em relação à educação inclusiva, esta obra apresenta uma série de questões teóricas sobre o desenvolvimento humano e a educação especial. Nesse contexto, a autora considera, como base de seus estudos, os fundamentos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para proporcionar a aproximação entre a teoria e a prática, há, ao final de cada capítulo, sugestões de livros, textos e filmes sobre os assuntos abordados.




Educação especial e instituição educacional especializada: história e políticas públicas


Book Description

A educação especial fora, até meados do século XX no Brasil, uma responsabilidade de instituições educacionais especializadas que se organizaram devido à atuação de pais e adeptos à causa das pessoas com deficiências, tanto em âmbito público como privado, tornando-se importante integrante na trajetória da educação inclusiva brasileira. A presente pesquisa aborda a história da educação especial no Brasil articulada às políticas públicas de educação. Apresenta a trajetória da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE desde seu início em 1954 na cidade do Rio de Janeiro e como se instalou no Estado de Mato Grosso do Sul. Descreve como se deu a institucionalização da APAE na cidade de Naviraí-MS, tornando parte importante na história da Educação Especial no Brasil e como essa instituição tem se operacionalizado e colaborado com a inclusão educacional do Público Alvo da Educação Especial – PAEE. Esta obra traz também a leitura de uma experiência exitosa da antiga APAE de Contagem-MG que, através de um trabalho diferenciado, transformou-se em Centro de Atendimento e Inclusão Social – CAIS e dessa forma colaborou para a inclusão das crianças e adolescentes atendidos por essa instituição.




Inclusão escolar


Book Description

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.




Educação Especial e Inclusiva: Reflexões, Pesquisa, Práticas e Formação de Professores


Book Description

O livro "Educação Especial e Inclusiva: Reflexões, Pesquisa, Práticas e Formação de Professores", está composto por textos que representam multiplicidades de facetas, que são entrelaçados a partir da temática central – Educação Especial e Educação Inclusiva. As autoras e autores dos capítulos apresentam pesquisas já realizadas e/ou em processo de desenvolvimento em diferentes universidades brasileiras, versando numa linguagem simples, clara e aprazível sobre aspectos históricos da Educação Especial, Inclusão Escolar, condições e capacidades das pessoas com deficiência Intelectual, Visual, Surdez, Autismo, formação docente numa perspectiva inclusiva, práticas pedagógicas em ambientes inclusivos, práticas de gestão, coordenação pedagógica e no Atendimento Educacional Especializado. Por seu conteúdo diverso se torna uma fonte de conhecimento que interessa a todos aqueles e aquelas que vislumbram e trabalham em prol de uma escola inclusiva para todos.




Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências – Vol. 4


Book Description

A educação inclusiva tem se firmado como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. “Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências – Volume 4” é uma obra que se propõe a mergulhar nas diversas facetas desta área vital, trazendo ao leitor um leque de estudos, análises e relatos que ilustram tanto os desafios quanto as conquistas no caminho da inclusão escolar. Este volume inicia sua jornada abordando a inclusão de alunos autistas na educação infantil, trazendo à tona as estratégias e os obstáculos enfrentados por educadores nesse contexto inicial de aprendizagem. A transição desses alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental I, especialmente em uma escola estadual na zona norte de Manaus, é discutida no capítulo seguinte, evidenciando as dificuldades específicas desse processo de adaptação. A obra segue explorando a importância da promoção da autonomia e da coparticipação em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), apresentando experiências e estratégias pedagógicas que visam a inclusão efetiva desses alunos. A questão da comunicação com crianças autistas é também contemplada, destacando a relevância da conquista da serenidade instrucional. As histórias em quadrinhos, em particular as de Maurício de Sousa, são analisadas como poderosos instrumentos de incentivo à leitura e promoção da inclusão social, ilustrando como a arte pode ser uma aliada na educação inclusiva. A educação física é discutida em dois capítulos consecutivos, enfatizando seu papel cruciais como ferramenta de inclusão. O ambiente escolar como um todo é examinado sob a ótica da inclusão de pessoas com deficiência, apontando tanto para o papel das redes educacionais na promoção dessa inclusão quanto para as perspectivas inclusivas reveladas por documentos oficiais na educação infantil. A importância das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação especial inclusiva é destacada, sublinhando como essas ferramentas podem ser empregadas para superar barreiras e promover o aprendizado. Por fim, a interação entre a fisioterapia e as escolas de ensino regular no contexto de crianças com paralisia cerebral é analisada, oferecendo uma visão abrangente das possibilidades de integração e suporte. “Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências – Volume 4” representa uma contribuição significativa ao campo da educação, fornecendo aos leitores uma compreensão profunda dos desafios, estratégias e sucessos na jornada rumo a uma educação verdadeiramente inclusiva. Este livro é uma leitura essencial para educadores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles comprometidos com a construção de um ambiente educacional inclusivo que acolha e valorize a diversidade humana. Boa leitura!




Educação Especial & Inclusiva: Experiências Do Ensino Fundamental Ao Superior


Book Description

A Educação tem passado por uma crescente expansão das suas agendas teóricas e empíricas nos últimos três séculos, não obstante tenham sido retardatárias as ideiais e a implementação de políticas para a promoção, tanto, da Educação Especial, voltada para alunos com deficiência, quanto, da Educação Inclusiva, com agendas absorventes de diversidade para a interação de alunos com e sem deficiência. O objetivo deste livro, intitulado “Educação Especial & Inclusiva: Experiências do Ensino Fundamental ao Superior” é corroborar com a expansão da fronteira do conhecimento educacional contemporâneo por meio da reunião de um conjunto de discussões e análises estruturadas de modo plural derivado de um trabalho colaborativo desenvolvido em rede por pesquisadores latinos e africanos. O trabalho coletivo desenvolvido em rede por um conjunto de vinte e cinco pesquisadores de instituições públicas e privadas de Angola, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru traz uma privilegiada imersão comparativa sobre o binômio temático da Educação Especial e Inclusiva a partir de diferentes recortes teóricos e da análise empírica fundamentada por distintas realidades socioespaciais. Com base neste seleto grupo de pesquisadores, o objetivo da presente obra foi reunir pesquisas escritas nas línguas espanhola e portuguesa para discutirem contemporâneas agendas temáticas no campo epistêmico da Educação, justamente a fim de analisar as oportunidades e desafios à luz de uma triangulação teórico-metodológica que coaduna a abstração do pensamento e a empiria da realidade em Educação Especial e Inclusiva. A estruturação deste livro em onze capítulos apresenta uma instigante discussão sobre o pensamento educacional com base em um colaborativo trabalho de pesquisas que foi engendrado por pesquisadores que a despeito das distintas formações acadêmicas e expertises profissionais buscam avançar na construção de um emergente e cada vez mais relevante campo epistêmico nas áreas de Educação Especial e Inclusiva. Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, este livro teve o método dedutivo como pilastra mestre para fundamentar a análise sobre questões fáticas e teóricas com base nos procedimentos qualitativos, tanto, de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de hermenêutica educacional na interpretação dos dados primários e secundários apresentados ao longo das discussões. Conclui-se que em função da combinação da abordagem didática com um rigor cientifico teórico-metodológico, a presente obra é indicada para um amplo público, tanto de leitores interessados em novas informações e conhecimento sobre Educação Especial e Inclusiva, quanto de acadêmicos, especialistas e profissionais que buscam se atualizar com discussões sobre o estado da arte na temática.