Quando a diversidade interroga a formação docente


Book Description

É possível estruturar um curso de formação e diversidade partindo de um diálogo sobre diversidade e sobre formação? Essa é a pergunta central que os autores buscam responder, guiados pela consciência da necessidade de um currículo para formação de professores que aborde a questão da diversidade, bem como a questão identitária do professor, que chega ao curso já com seus conceitos e pré-conceitos, marcas de sua trajetória de vida. Este livro pretende, então, discutir algumas questões sobre o tema "formação docente e diversidade" e sobre os cursos de formação inicial e continuada de professores. Trata-se de um convite aos educadores e profissionais da educação à reflexão sobre questões como as lançadas por Miguel Arroyo, em seu capítulo introdutório: O que há de novidades nesses cursos? O que podem significar esses cursos para as faculdades de Educação e as universidades em que acontecem? Que indagações trazem para a construção e o repensar da teoria pedagógica? Ou, resumindo, em que sentido a diversidade presente em nossa sociedade e em nossas escolas interroga a formação docente?







Educação para a diversidade


Book Description

Os artigos que compõem esta coletânea são resultado de um empreendimento de coragem, de ousadia e, acima de tudo, de entusiasmo e encantamento pela educação como devir, como possibilidade. Assim, o livro nasce encravado no cotidiano de estudantes e professores envolvidos em experiências de ensino, pesquisa e extensão, materializadas em sessões de estudos dirigidos, seminários e orientações individuais, elementos fundamentais na formação docente, que provocavam reflexões e posicionamentos éticos e políticos dos autores em face das diferentes realidades por eles estudadas. Tivemos como escopo principal ampliar e consolidar práticas que estreitassem laços entre a universidade e a escola de educação básica, tanto por meio do ensino, via formação continuada, quanto por meio da pesquisa, via estágio supervisado com inserção de alunos (as) nos contextos de educação escolar e não escolar. Interessou-nos, muito mais do que provocar eventuais rupturas teórico-epistemológicas, abrir espaço para o que de novo vem se fazendo na formação de professores, instituindo a pesquisa como eixo estruturante da formação acadêmico-científica. Por isso, mas também devido ao tempo como cronologia e como subjetividade, socializamos os conhecimentos produzidos como etapas progressivas de formação de sujeitos que, em diferentes abordagens e em diferentes tempos, demonstram sensibilidades, criatividade, empenho e, sobretudo, compromisso com a construção do conhecimento na perspectiva da diversidade – diversidade que, para além de um discurso ou bandeira de luta, é aqui concebida como traço inerente à vida e, como tal, nos instiga a compreendê-la, do lugar onde estamos e atuamos como sujeitos que ensinam, que aprendem e que, acima de tudo, refletem sobre seu fazer.




Educar na diversidade


Book Description







Currículo, formação docente e diversidade


Book Description

“Este livro cumpre ainda uma outra tarefa: transpassar os muros da universidade e levar o que nela foi produzido para o contexto social que ele, de certa forma, relata. A pesquisa e o conhecimento gerado na universidade deve contribuir para a formação de sujeito autônomos, capazes de compreender a realidade que os cerca e de agir sobre ela, mas para isto tal conhecimento precisa chegar às pessoas, a universidade não deve se contentar em falar apenas para os seus pares, ela precisa socializar o saber advindo de suas pesquisas, trata-se de um compromisso social. Outra conquista das pesquisas que serviram de base para este livro foi conseguir abordar temas atuais articulando teoria e prática, o que foi feito através de uma linguagem objetiva e direta, tornando este material uma leitura enriquecedora tanto para o profissional que ainda está em formação como para aquele que atua na educação há anos, não há mudança que possa ocorrer na área educacional que não passe pelos docentes, por isso este livro é dedicado a eles, que têm a difícil tarefa de agir com justiça numa sociedade injusta, ser tolerante numa sociedade preconceituosa, questionar a ideologia hegemônica e contrapondo a uma visão de mundo que interesse a maioria das pessoas, mesmo que estas não estejam conscientes disso”. [Do prefácio de Andréia da Cunha Malheiros Santana]




Processos de aprendizagem e formação docente


Book Description

Em 'Processos de aprendizagem e formação docente' uma equipe de professores narra o resultado de dez anos de formação da equipe docente. Fundamentação teórica e aplicação aparecem associadas de maneira natural, reflexo fiel do processo de construção de conhecimento feito pelos educadores e da mudança nas condições de aprendizagem dos alunos durante este período. As propostas educativas mostram como é possível romper com a barreira entre a escola e o seu entorno.




Formação docente


Book Description

O livro apresenta um conjunto de textos resultados de investigações empíricas e teóricas de autores brasileiros a partir de três eixos: formação docente, saberes e diversidade; dimensões formadoras, experiência e saberes docentes; identidade, currículo e formação docente. A obra versa sobre a formação docente ligada a temas contemporâneos como as questões da diversidade de gênero, étnicas, raciais. Ainda ressalta a importância do fazer docente, do estágio e as especificidades que a envolve, assim como as novas tecnologias, a constituição docente, as subjetividades, as experiências e aprendizagens docentes. A discussão volta-se também para questões do currículo e seus aspectos críticos, as práticas e políticas de formação docente. Nesse sentido, o livro aponta a importância da identidade, da diversidade e dos saberes docentes na formação docente na atualidade.







Urban Claims and the Right to the City


Book Description

Urban Claims and the Right to the City explores how contested processes of urban development, and the rights of city dwellers, are understood and interpreted from the perspective of women and men working, in different ways, at the grassroots in Salvador da Bahia, Brazil, and London, UK. In doing so, it represents the grounded voices of authors whose work and lives mean that they engage, on a daily basis, with issues related to housing and spatial rights, and identity struggles around race, gender, disability, sexuality, citizenship and class. This work was published by Saint Philip Street Press pursuant to a Creative Commons license permitting commercial use. All rights not granted by the work's license are retained by the author or authors.