Formação Continuada de professores


Book Description

O trabalho educativo é uma atividade intencional com finalidade de produzir a humanização do indivíduo e isso perpassa pelo processo formativo do professor que, a nosso ver, deve partir dos pressupostos de uma filosofia transformadora e constituinte do ser social com visão que suplante o senso comum. Nesse sentido, este livro discute o processo de Formação Continuada dos professores, as concepções que o fundamentam, as relações com as políticas públicas, possibilidades de desenvolvimento epistemológico e político, e necessidades formativas dos professores para possíveis alternativas de superação dos padrões preestabelecidos com vistas a uma formação crítica e emancipatória. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir de inquietações advindas da prática pedagógica e da vivência profissional dos pesquisadores, trazendo à luz traços marcantes do cenário em que estão imersas as relações da Formação Continuada, na realidade concreta e suas implicações na prática educativa, fatores que possibilitaram conhecer as principais perspectivas, contradições e os desafios que atualmente permeiam esse processo formativo. Por apresentar importantíssimas contribuições à área educacional, esta obra é indicada a professores, formadores, gestores e pesquisadores que buscam pensar e construir conhecimentos que contribuam para a Formação Continuada de professores da educação básica.




Formação Continuada de Professores nas Políticas Educacionais no Brasil do Século XXI


Book Description

O livro Formação continuada de professores nas políticas educacionais no Brasil do século XXI traz à baila uma análise das ações governamentais voltadas para a melhoria da qualidade da educação no âmbito do planejamento e da gestão da educação pública. O olhar dialético adotado descortina os cenários da formação de professores, no Brasil, marcados por importantes movimentos, por um lado, em defesa da escola pública e, por outro, com objetivos de adequar as políticas educacionais e a formação de professores à reestruturação produtiva, imprimindo à educação o papel de elemento facilitador dos processos de acumulação capitalista. Em seu fulcro, a obra analisa a imp lantação das ações de formação continuada de professores em sistemas públicos municipais de ensino a partir de 2007, período que marca significativas mudanças nas políticas públicas educacionais, fortemente marcadas pelo discurso, reconfigurado, da qualidade da educação básica pública no Brasil. A preocupação deste estudo é apresentar o contexto que impulsionou as reformas que vêm se desenhando a partir da promulgação da atual LDBEN, sem prescindir de momentos históricos anteriores, e como tais reformas têm contribuído para a adoção de políticas públicas voltadas para a formação docente e para a melhoria da qualidade da educação. Como foco do trabalho, escolhi o PAR (Plano de Ações Articuladas) porque representa o atual instrumento do planejamento dos sistemas públicos de ensino, tendo na formação continuada de professores uma das suas principais prioridades. A análise destaca que a formação de professores tem ganhado, historicamente, importância estratégica para a realização das reformas que se expressam pela melhoria da qualidade da educação básica, mas que escondem o caráter eminentemente ideológico, cuja estratégia está relacionada à crise estrutural do capitalismo, que precisa criar novos meios para operar as contradições do sistema, conferindo à educação e à formação de professores importância decisiva para o crescimento econômico. A obra faz, pois, um convite a refletir sobre as políticas educacionais em curso no Brasil, neste significativo momento histórico em que a formação de professores, no âmbi to das políticas públicas educacionais, é considerada impulsionadora para a elevação dos indicadores de qualidade da educação básica pública do país.




Formação continuada de professores


Book Description

A formação continuada dos profissionais da educação tem se apresentado como desafio na atualidade. Com uma larga experiência construída no contexto direto com as unidades escolares e os sistemas de ensino, as autoras vêm, por meio desta obra, compartilhar ações docentes desenvolvidas no sistema público, envolvendo a transposição didática. Desse modo, esta referência pode ser utilizada por todos aqueles que têm na aprendizagem o seu ponto principal de trabalho. As ações vivenciadas nos espaços pedagógicos durante o processo investigativo possibilitaram à escola, ao professor e aos alunos depararem-se com a almejada aprendizagem prevista no currículo. Portanto, esta obra destina-se aos profissionais que assumem a aprendizagem como o seu foco de trabalho.




Almanaque de formação continuada do professor


Book Description

A formação docente vai/está muito além do processo de entender a mediação de conhecimentos por parte dos/as professores/as. O processo de formação continuada nos conduz a pensar sobre no ato de educar em um contexto crítico, reflexivo e histórico, e que transporta acadêmicos/pesquisadores para uma atuação engajada na educação, seja em sala de aula para crianças, jovens ou adultos/idosos. A educação mediada pela formação do/a professor/a se transforma em uma ação consciente, que através de metodologias eficazes, dinâmicas e contextualizadas conduz seu alunado a um pensamento crítico e que se opõe aos atos omissos e exclusivos de uma sociedade opressora. No território brasileiro são muitos os desafios a serem enfrentados pelos/as docentes ao longo de sua carreira e nos processos formativos pelos quais precisam passar. Nesse intuito, é proposta do Almanaque de Formação Continuada do Professor, Volume 5, abrir espaço crítico-reflexivo no âmbito acadêmico da formação docente, elucidando pesquisas e estudos acerca de práticas exitosas, relatos de experiência, dinamicidade e demais ações teórico/práticas que conduzirão aos seus leitores e leitoras um olhar sensível sobre o ato de ensinar. Assim, ratificamos o pensamento de Freire diante do processo formativo: [...] na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática (Freire, 1996).




Formação Continuada de Professores


Book Description

Este livro apresenta um conjunto de ideias e propostas globais que pretendem melhorar a formação continuada de professores. Aborda o conceito da profissão docente, a situação de trabalho, a situação atual da educação, do corpo discente e da infância e adolescência. E o mais importante, aponta que o contexto social condicionará as práticas formadoras, bem como sua repercussão nos professores e, sem dúvida, na inovação e na mudança.




Formação continuada dos professores no ensino superior: conhecimento, competências e atitudes


Book Description

Formação Continuada dos Professores no Ensino Superior: conhecimento, competências e atitudes analisa a prática docente avaliando as dificuldades encontradas pelos professores nas concepções e execuções de ações didático-científico- metodológicas e demais obstáculos, especialmente quanto às formas de argumentação e interlocução que são desenvolvidas em sala de aula, na aplicação e análise de conteúdos científicos. Faz também uma reflexão sobre competências e atitudes, tomando por base as Diretrizes Curriculares Nacionais, que constituem o documento norteador da Educação Universitária, bem como autores renomados que se dedicaram à Formação Continuada dos Professores do Ensino Superior. O ensino por competências deve ser direcionado para a integralidade do fazer educação oferecendo oportunidades aos professores de aprender a fazer e aprender a ser. Trata-se também de um estudo de múltiplos casos em um Centro Universitário no interior do Ceará que objetiva delinear um panorama da formação ética nos cursos de graduação a fim de construir conhecimento relativo às mudanças necessárias no sentido de se formar profissionais eticamente competentes. O marco conceitual foi construído na interface de diversos conceitos inter-relacionados, colaborando no delineamento de formação continuada qualitativa. Os sujeitos participantes foram os professores do núcleo docentes estruturante de sete cursos da área de saúde com quarenta horas semanais de atividades, perfazendo um total de vinte, entre eles, os devidos coordenadores. A coleta de dados foi estruturada em duas etapas: seis encontros de grupo focal e entrevistas semiestruturadas individuais. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo baseada em Bardin (2011), pois produz sentidos e significados na diversidade da amostragem presente nessa formação continuada. Os seus principais resultados nos indicam que a maioria dos professores que participaram dos encontros de grupo focal e das entrevistas internalizou que a Formação Continuada oportuniza aos professores a reflexão sobre o caminho que percorreram; o que podem percorrer; o pensar como forma de perguntar pelos fatos; a intenção do ensino-aprendizagem; a diversidade e complexidade dos processos mentais; a gama de estratégias que o professor tem para despertar tanto em si o prazer de ensinar quanto nos alunos o prazer de aprender. Espero que vocês façam uma ótima leitura!







Formação Continuada de Professores da Educação Superior


Book Description

A investigação sobre a formação continuada de professores foi desenvolvida no contexto da educação superior no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, no município de Uberaba (MG), Brasil. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa adotou os procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e um questionário exploratório aplicado aos professores no IFTM. Na pesquisa bibliográfica e documental, foram identificados e analisados os conceitos: formação continuada docente, ação educativa, processos formativos, modelo de formação de professores. O materialismo histórico dialético consistiu no referencial epistemológico. A pesquisa de campo pôde identificar e ressaltar os desafios: o teórico e o prático, o individual e o coletivo, a formação e o ensino, o objetivo e o subjetivo, vividos pelos professores no IFTM que estão presentes na proposta formativa. Os resultados apontam que as trajetórias formativas docentes, em um contexto institucional organizado para essa finalidade, compõem o modelo de (trans)formação continuada capaz de desencadear o aprender ser professor. Essa aprendizagem tem que ser planejada na perspectiva de uma ação-reflexão conjunta que irá construir uma pedagogia para o ensino superior, envolvendo a aprendizagem e o desenvolvimento de ser professor. O modelo de (trans)formação docente está alicerçado na cultura institucional e na identidade docente, inserido no contexto nacional atual da Educação Profissional e Tecnológica.




Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: A Formação Continuada Entre Duas Lógicas


Book Description

O livro Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: a formação continuada entre duas lógicas traz à tona discussões e análises sobre a avaliação do programa de formação continuada de professores desenvolvido no interior das escolas públicas estaduais paranaenses. As autoras discutem, a partir do olhar dos pedagogos, as potencialidades, fragilidades e contradições presentes na modalidade de formação continuada denominada "Semana Pedagógica". O texto organiza-se em duas partes: uma teórica, traduzindo-se num documento histórico e político, que traz conhecimentos específicos das áreaa de Avaliação Educacional e Avaliação de Programas Educacionais, assim como fundamentos legais e normativos sobre as políticas de formação continuada de professores; e outra empírica, revelando dados, depoimentos e comparações realizados pelos profissionais que vivenciaram essa modalidade de formação, nos períodos de 2007-2010 (Governo Requião) e 2011-2014 (Governo Beto Richa). A obra propõe reflexões sobre a organização do trabalho pedagógico, a formação docente, a avaliação de políticas e programas educacionais e permite, ainda, análises e ponderações feitas entre duas lógicas de governo e suas respectivas concepções de formação continuada de professores. Voltada para gestores públicos, estudantes, professores e pesquisadores em Avaliação Educacional e Formação de Professores, a leitura configura-se como um rico instrumento de estudo e discussão sobre as políticas de formação docente, e ressalta a necessidade de avaliação dessas políticas, dando voz aos profissionais que dela participam.




Formação continuada de professores na era da educação 4.0


Book Description

O interesse pelo tema da pesquisa "Formação Continuada de Professores na era da Educação 4.0: Saberes, Identidade Docente e as práticas pedagógicas" sobreveio com base em indagações e reflexões pessoais sobre a formação continuada de professores no século XXI, em que há uma diversidade de tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, e quanto ao uso pedagógico dentro do ambiente educacional. Assim, a presente pesquisa possui o objetivo de investigar em quais perspectivas a formação continuada de professores que fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação influenciou nas práticas pedagógicas desses professores no ensino remoto durante o cenário pandêmico. O lócus da pesquisa foi uma abordagem Top Down de forma genérica dando ênfase ao Município de Abaetetuba-PA. Os principais autores foram NÓVOA (1992), TARDIF (2002), MORIN (2000), FORMOSINHO (2002), THURLER (2002), GARRIDO; PIMENTA; MOURA (2000), KENSKI (2012), SCHWAB (2016), FUHR (2019), GAUER (2021); como resultados alcançados, constatou-se, tanto na visão dos professores quanto na visão da gestão, a importância fundamental da formação continuada de professores quanto ao uso e melhor utilização das TDICs no período pandêmico, principalmente no ensino remoto, portanto a necessidade de avançarmos no apropriamento da inserção dessas tecnologias através da formação continuada, possibilitando com que a escola seja um local privilegiado para a formação de professores e desenvolvimento profissional.