História e memórias de docentes e discentes em tempos de pandemia Coleção Relatos das experiências docentes e discentes em tempos de pandemia Volume 1


Book Description

Diante de uma pandemia causada por uma síndrome respiratória aguda grave que tem ceifado milhões de vidas, instituições públicas e privadas de ensino – da educação infantil ao ensino superior – suspenderam suas atividades presenciais e passaram a realizar aulas no formato remoto. Diante dessa realidade, pareceu-nos premente ampliar o debate qualificado acerca do processo de ensino-aprendizagem nesse novo formato emergencial, a fim de refletirmos sobre os desafios, as incertezas, as alternativas tecnológicas e pedagógicas que o contexto de pandemia nos impôs. Nesse sentido, o Laboratório de Políticas Públicas Educacionais (LAPPE) do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), propôs o Projeto Suplementar de Ensino intitulado “Café Dialógico”. Esse projeto envolveu professores e estudantes da rede pública e privada de todos os níveis e modalidades de ensino, de diferentes regiões brasileiras, no período de abril a dezembro de 2020. As reflexões e os relatos contidos neste livro pretendem dar visibilidade às vivências e às experiências acadêmicas no contexto de aulas remotas emergenciais, para que não sejam apagadas da memória as reflexões-ações desenvolvidas num contexto histórico adverso, além da superação e esperança.




Ações docentes em tempos de pandemia


Book Description

O livro traz relatos de experiência de professores da Educação Básica sobre suas experiências em tempos de pandemia da covid-19, abordando facilitadores e dificultadores do trabalho pedagógico.




Educação e infância em tempos de pandemia


Book Description

O sexto volume da coleção Educação e Infância, intitulado Educação e infância em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores e de gestores, surgiu da necessidade de relatar o modo como professores e gestores enfrentam, no contexto remoto, este período pandêmico com crianças pequenas. Organizado em sete capítulos, o livro apresenta experiências vivenciadas por educadores que tiveram de encarar grandes desafios, neste momento de pandemia, para dar continuidade à educação de crianças de forma remota.




Relatos de experiências docentes em tempos de pandemia


Book Description

O livro RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA faz parte de uma itinerância profissional imbricada com a ludicidade, aqui entendida como vontade de fazer/desejo/prazer (enquanto ato expressivo de prazer/gozo/ desejo), Refiro-me ao antecedente do presente, ou seja, do passado e outros elementos se juntam às nossas reflexões, De maneira crescente, vão sendo criadas redes que envolvem as preocupações cotidianas de homens e mulheres que buscam novas formas de construir o conhecimento em todas as atividades humanas, O cotidiano escolar precisa estar inserido nesta ideia de conhecimento em rede, observando as tecnologias, a ludicidade, adequado a essas relações estabelecidas pelas mesmas e novos conhecimentos existentes na sociedade, Nas interações em sala de aula, quer seja na transmissão do saber ou na postura de se autorizar como professor, alguém que professa, como o diálogo é entendido? Não quero responder a essas problematizações, mas acrescentar que uma das contribuições do Campo da Ludicidade seria enfatizar e viver de modo mais intenso e direto o diálogo e seus efeitos na prática, Profa, Dra, Dídima Maria de Mello Andrade




Educação no Ensino Superior


Book Description

O livro é uma coletânea de textos produzidos a partir das experiências docentes e discentes com o ensino durante a pandemia do coronavírus. "Nessa caminhada sobre as experiências da pandemia no ensino superior juntaram-se a nós, em diálogo, outros colegas profissionais que também abraçaram o projeto de conversar sobre educação em tempos nesses tempos de pandemia. O livro, portanto, que o amigo leitor tem em mãos agora não é mais do que o relato de pessoas dedicadas ao ensino superior no Brasil e suas experiências no enfretamento dos desafios de ensinar, gerir, educar, pensar e ofertar sua contribuição àquilo que talvez seja um dos bens sociais mais relevantes para uma sociedade: a educação. Desapegados das tradicionais regras e metodologias científicas, o projeto se baseou na experiência como forma de narrativa do que foi feito dia a dia e na construção de soluções concretas e reais para problemas também concretos e reais. Talvez esse projeto seja, no fundo, um exemplo daquilo que a escritora Conceição Evaristo nominou de 'escrevivência'. E é, justamente, nesse sentido, que convidamos o leitor a juntar-se a nós na busca por alguma resposta à questão: O que a pandemia do coronavírus nos ensinou?" Bruno, Fabiano e Mateus.




Tecnologias de informação e comunicação ao serviço da educação em tempos de Covid-19


Book Description

O presente e-book retrata a experiência de cinco investigadores que viveram a E@D em Tempo de Pandemia, e o modo como as estruturas governamentais e instituições onde trabalham, se adaptaram a esta nova maneira de ensinar e aprender, com as limitações e condicionantes próprias de cada contexto. Traz à luz o trabalho desenvolvido e os constrangimentos sentidos por docentes e discentes ao longo de todo o processo.




Ensino remoto e a pandemia de COVID-19


Book Description

O ensino remoto trata-se de uma modalidade educacional de ensino e aprendizagem caracterizada por uma história de longa duração desde o final do século XIX até os dias atuais, a qual se fundamentou por diferentes estratégias didáticas e meios tecnológicos em distintos contextos espaço-temporais. Embora o ensino remoto não seja uma novidade no campo educacional, ele passou a adquirir crescente destaque em instituições de ensino superior nas últimas três décadas de modo complementar ao ensino presencial, algumas vezes sendo confundido com o Ensino a Distância (EAD) que possui um design didático e de interação com base em uma arquitetura própria, com conteudistas, professores, tutores e discentes. A despeito das características menos estruturadas do ensino remoto em relação ao EAD, aquele adquiriu papel estratégico para dar continuidade às estratégias de ensino-aprendizagem por meio de um amplo esforço institucional e de docentes e estudantes durante a vigência de medidas de isolamento social diante da pandemia da COVID-19. Tomando como referência a passagem de uma apreensão marginal ou fundamentada em nichos para uma ampla adoção transversal em diferentes modalidades de ensino formal, o ensino remoto em suas modalidades sincrônica (aulas ao vivo) e asssincrônica (aulas gravadas) se tornou em uma solução emergencial para dar continuidades às atividades de aprendizagem no contexto da pandemia da COVID-19. É neste contexto de transformações no campo da Educação lato sensu que surge o livro “Ensino remoto e a pandemia de COVID-19”, trazendo um amplo debate sobre a adoção desta estratégia emergencial no contexto pandêmico, bem como um mapeamento das forças e fraquezas, dilemas e soluções do ensino remoto aplicados à realidade brasileira. Organizado em cinco capítulos, a presente obra tem o objetivo de oferecer uma análise panorâmica sobre a adoção do ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19, permitindo assim trazer uma abordagem multidisciplinar que coaduna distintos debates multitemáticos. A conjugação dos debates presentes nos cinco capítulos presentes nesta obra revela um trabalho coletivo de onze pesquisadores, com distintas formações acadêmicas e filiações institucionais, mas que comungam na multidisciplinaridade e na pluralidade teórico-metodológica de pensamento a razão para análise do ensino remoto em tempos de pandemia. A abordagem exploratória, descritiva e explicativa do presente livro apresenta instigantes contribuições qualitativas para o debate em função do rigor analítico e das distintas experiências profissionais e formações acadêmicas dos autores, razão pela qual a obra é recomendada para um amplo público de leitores envolvidos ou interessados pela educação em tempos conturbados de pandemia.




COVID-19: Educação e a Ótica Docente


Book Description

A rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 trouxe significativas inflexões na realidade humana, impactando assimetricamente diferentes áreas, inclusive a educacional que passou por significativas transformações, a qual se tornou objeto de pesquisa neste livro a partir da visão privilegiada dos docentes. Tomando como referência esta temática, o livro, “COVID-19: Educação e a Ótica Docente”, apresenta relevantes debates sobre os impactos da pandemia da COVID-19, por meio do prisma analítico da comunidade docente, com o objetivo de discutir os desafios e possibilidades da Educação lato sensu e tomando como foco a complexa realidade brasileira. Fruto de um trabalho coletivo engendrado por dez pesquisadoras e oito pesquisadores com distintas formações acadêmicas e experiências docentes, oriundos de instituições públicas e privadas das regiões Nordeste e Sudeste do país, a presente obra traz um rico olhar multidisciplinar sobre as repercussões da pandemia, bem como as transformações da área educacional sob o olhar docente. Organizado em sete capítulos, o presente livro foi estruturado com base em uma abordagem multidisciplinar, a qual valorizou a utilização de distintos recortes metodológicos e teóricos na construção das discussões, justamente findando apresentar debates permeados por um amplo sentido de pluralidade e robustecidos por uma diversidade de apreensões empíricas. Por um lado, a caracterização metodológica das distintas pesquisas apresentadas neste livro é identificada por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e por uma abordagem qualitativa quanto aos meios, tendo no método teórico-histórico-dedutivo o fundamento para a utilização de distintos procedimentos de levantamento e análise de dados. Por outro lado, as discussões sobre os impactos da pandemia no âmbito educacional são articuladas por cinco diferentes marcos teórico-conceituais aglutinadores, respectivamente identificados pela percepção dos docentes, a prática pedagógica em tempos de pandemia, os desafios e trilhas alternativas de ensino-aprendizagem, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como a saúde mental docente. Construída por meio de uma abordagem que concilia teoria e empiria, bem como focalizada em uma aprazível leitura, a presente obra é indicada para um amplo público, seja de acadêmicos e profissionais da área educacional, seja de pais e alunos, contribuindo assim para a valorização de novos conhecimentos sobre a realidade educacional tão pouco explorada e impactante no contexto da pandemia da COVID-19.




Ensino Remoto E A Pandemia De Covid-19


Book Description

O ensino remoto trata-se de uma modalidade educacional de ensino e aprendizagem caracterizada por uma história de longa duração desde o final do século XIX até os dias atuais, a qual se fundamentou por diferentes estratégias didáticas e meios tecnológicos em distintos contextos espaço-temporais. Embora o ensino remoto não seja uma novidade no campo educacional, ele passou a adquirir crescente destaque em instituições de ensino superior nas últimas três décadas de modo complementar ao ensino presencial, algumas vezes sendo confundido com o Ensino a Distância (EAD) que possui um design didático e de interação com base em uma arquitetura própria, com conteudistas, professores, tutores e discentes. A despeito das características menos estruturadas do ensino remoto em relação ao EAD, aquele adquiriu papel estratégico para dar continuidade às estratégias de ensino-aprendizagem por meio de um amplo esforço institucional e de docentes e estudantes durante a vigência de medidas de isolamento social diante da pandemia da COVID-19. Tomando como referência a passagem de uma apreensão marginal ou fundamentada em nichos para uma ampla adoção transversal em diferentes modalidades de ensino formal, o ensino remoto em suas modalidades sincrônica (aulas ao vivo) e asssincrônica (aulas gravadas) se tornou em uma solução emergencial para dar continuidades às atividades de aprendizagem no contexto da pandemia da COVID-19. É neste contexto de transformações no campo da Educação lato sensu que surge o livro “Ensino remoto e a pandemia de COVID-19”, trazendo um amplo debate sobre a adoção desta estratégia emergencial no contexto pandêmico, bem como um mapeamento das forças e fraquezas, dilemas e soluções do ensino remoto aplicados à realidade brasileira. Organizado em cinco capítulos, a presente obra tem o objetivo de oferecer uma análise panorâmica sobre a adoção do ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19, permitindo assim trazer uma abordagem multidisciplinar que coaduna distintos debates multitemáticos. A conjugação dos debates presentes nos cinco capítulos presentes nesta obra revela um trabalho coletivo de onze pesquisadores, com distintas formações acadêmicas e filiações institucionais, mas que comungam na multidisciplinaridade e na pluralidade teórico-metodológica de pensamento a razão para análise do ensino remoto em tempos de pandemia. A abordagem exploratória, descritiva e explicativa do presente livro apresenta instigantes contribuições qualitativas para o debate em função do rigor analítico e das distintas experiências profissionais e formações acadêmicas dos autores, razão pela qual a obra é recomendada para um amplo público de leitores envolvidos ou interessados pela educação em tempos conturbados de pandemia.




Covid-19: Educação E A Ótica Docente


Book Description

A rápida difusão multilateral da pandemia da COVID-19 trouxe significativas inflexões na realidade humana, impactando assimetricamente diferentes áreas, inclusive a educacional que passou por significativas transformações, a qual se tornou objeto de pesquisa neste livro a partir da visão privilegiada dos docentes. Tomando como referência esta temática, o livro, “COVID-19: Educação e a Ótica Docente”, apresenta relevantes debates sobre os impactos da pandemia da COVID-19, por meio do prisma analítico da comunidade docente, com o objetivo de discutir os desafios e possibilidades da Educação lato sensu e tomando como foco a complexa realidade brasileira. Fruto de um trabalho coletivo engendrado por dez pesquisadoras e oito pesquisadores com distintas formações acadêmicas e experiências docentes, oriundos de instituições públicas e privadas das regiões Nordeste e Sudeste do país, a presente obra traz um rico olhar multidisciplinar sobre as repercussões da pandemia, bem como as transformações da área educacional sob o olhar docente. Organizado em sete capítulos, o presente livro foi estruturado com base em uma abordagem multidisciplinar, a qual valorizou a utilização de distintos recortes metodológicos e teóricos na construção das discussões, justamente findando apresentar debates permeados por um amplo sentido de pluralidade e robustecidos por uma diversidade de apreensões empíricas. Por um lado, a caracterização metodológica das distintas pesquisas apresentadas neste livro é identificada por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e por uma abordagem qualitativa quanto aos meios, tendo no método teórico-histórico-dedutivo o fundamento para a utilização de distintos procedimentos de levantamento e análise de dados. Por outro lado, as discussões sobre os impactos da pandemia no âmbito educacional são articuladas por cinco diferentes marcos teórico-conceituais aglutinadores, respectivamente identificados pela percepção dos docentes, a prática pedagógica em tempos de pandemia, os desafios e trilhas alternativas de ensino-aprendizagem, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como a saúde mental docente. Construída por meio de uma abordagem que concilia teoria e empiria, bem como focalizada em uma aprazível leitura, a presente obra é indicada para um amplo público, seja de acadêmicos e profissionais da área educacional, seja de pais e alunos, contribuindo assim para a valorização de novos conhecimentos sobre a realidade educacional tão pouco explorada e impactante no contexto da pandemia da COVID-19.