O trabalho docente na educação superior


Book Description

A condição de entrar em uma sala de aula de ensino superior, sem conhecimento pedagógico, creio que seja uma objeção para qualquer profissional. Neste livro você irá conhecer: como se deu a entrada na docência mesmo sem ter experiência para tal, quais foram as dificuldades encontradas pelos professores do curso de Administração no trabalho docente e como os saberes docentes puderam contribuir para a solução das dificuldades. A partir da concepção de que muitos docentes de curso superior utilizam e produzem saberes específicos e que tais saberes são provenientes de sua história de vida pessoal e profissional e por acreditar na importância do trabalho docente no ensino superior, a proposta foi conhecer e analisar as dificuldades e o enfrentamento das mesmas pelos professores de um curso de Administração a partir dos saberes experiências desses docentes. Esta leitura vai ao encontro de todos os profissionais que se consideram autodidatas, ou seja, pessoas que acabam criando seu próprio método de ensino e acabam fugindo ou até mesmo não conhecendo a pedagogia tradicional, afinal, a educação vem sofrendo transformações decisivas no século 21.







Educação Superior e Trabalho Docente no Serviço Social: Processos Atuais, Intensificação, Produtivismo e Resistências


Book Description

Com espírito crítico e rigor analítico, o livro Educação superior e trabalho docente no serviço social: processos atuais, intensificação, produtivismo e resistências realiza uma radiografia acurada da relação entre o magistério superior e o trabalho docente, a qual se afasta, radicalmente, das interpretações simplistas veiculadas no Brasil contemporâneo.




O Trabalho Docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na região do Triângulo Mineiro


Book Description

As autoras lançam luzes ao trabalho docente nas instituições de ensino superior no Triângulo Mineiro, que estão em fase de expansão e internacionalização de suas pesquisas. Rosemar e Sálua examinam com propriedade o movimento metabólico do capital que, para obtenção do mais valor, mescla velhas e novas formas de exploração do trabalho, voltando-se agora, na era digital, para o chamado trabalho intelectual que até então via-se relativamente protegido da precarização. De acordo com a pesquisa das especialistas, assentada em análise de documental e em entrevistas realizadas com os/as docentes, não é paradoxal que os programas de pós-graduação locais crescem em quantidade e qualidade, haja vista o acúmulo de pesquisas, enquanto os/as trabalhadores/as docentes têm seu trabalho precarizado e intensificado, no limite do adoecimento.







Estresse e qualidade de vida no trabalho docente


Book Description

O ambiente das entidades de ensino superior é um mundo peculiar que serve de espelho para situações encontradas nos meios laborais. Reconhecer e tratar esses problemas traz grandes benefícios. Cuidar dos seus professores, especificamente, faz parte de um ideal dos pesquisadores preocupados não somente com modernas questões relacionadas à educação superior, mas, principalmente, com quem as executa, o docente. Nos dias de hoje, com a ocorrência de uma massificação de informações que constantemente são atualizadas, as instituições se reorganizaram como unidades de produção, criando departamentos e separando cada profissional por categoria de conhecimento. O docente precisa se preocupar não só com a renovação constante do seu conhecimento, mas com sua carreira, com a segurança e o salário. A atual estrutura das universidades particulares traz ao docente uma nova configuração de atributos e tarefas que pode agregar ricas contribuições. Porém, quando nesse mesmo ambiente encontram-se fortes pressões, conflitos e nenhum tipo de reconhecimento, isso pode ocasionar tensões emocionais, causando frustrações, estresse e prejudicando o desempenho desse colaborador, alterando a motivação e a saúde do docente. Como consequência, pode acontecer desse funcionário desenvolver doenças ocupacionais que acabam por atrapalhar o seu desempenho psicossocial. O termo estresse engloba um conjunto de reações que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço de adaptação.




Profissão Docente na Educação Superior


Book Description

O livro traz reflexões sobre a formação, os saberes e as práticas do profissional que atua na docência na educação superior e tecnológica, uma abordagem que se torna ainda mais relevante nesse momento de expansão da educação superior no país. O presente livro trata de identidade e desenvolvimento profissional, sem nunca esquecer que a formação docente não pode prescindir da dimensão prática do trabalho em educação.




As Atuais Condições de Trabalho Docente do Cientista Social


Book Description

Este livro se constitui como uma leitura obrigatória para futuros e atuais profissionais da educação, que buscam refletir sobre as políticas neoliberais para o campo da educação. A ótica neoliberal, dentro do pilar de metas gerenciais retira a educação – e todos os envolvidos no processo – do campo dos direitos sociais transformando-a em mercadoria. Assim, os sociólogos licenciados e demais pares da educação que atualmente lutam por condições melhores de trabalho necessitam reforçar os laços de luta e movimentos sociais. Esse livro faz parte desse movimento, por políticas públicas na área da educação que valorize o professor.




Políticas para educação superior


Book Description

Qual o futuro do trabalho, em geral, e do trabalho acadêmico nas universidades públicas, em particular? A pandemia do coronavírus nos levou a pensar nas mazelas sociais decorrentes de uma sociedade capitalista focada tão somente na intensificação do lucro e na exploração sem limites do capital, assim como na destruição do estado com pendor mais social e no consumo desmedido que agride e destrói o meio ambiente. Este livro certamente nos ajudará a refletir sobre os rumos e sentidos do trabalho, em geral, e da profissão docente no magistério superior no Brasil e, agora, de um mundo que se depara com desafios humanitários diversos. A "Série Políticas Públicas" que suscita temas necessários e recorrentes na atualidade e na literatura, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19 e de cortes de orçamento na esfera social do país que vem assolando seu desenvolvimento. Nosso objetivo com essa Série é difundir e publicar pesquisas que tenham como pano de fundo políticas públicas específicas como aspectos que envolvem suas perspectivas teóricas/históricas, sua agenda, formulação, implementação, avaliação, arranjos institucionais e outros, de forma inter ou multidisciplinar, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, queremos contribuir nas reflexões que envolvem as influências de tais pesquisas no atual contexto do capitalismo vigente, de flexibilização do capital e reestruturação produtiva, principalmente a partir da década de 1990, por meio de conjuntos de reformas econômicas, sociais e de regulamentações induzidas a partir de diretrizes e premissas neoliberais. A fundamentação ideológica neoliberal que tem orientado a sociedade capitalista nos últimos setenta anos pode ser entendida por meio de seus instrumentos de coordenação, utilização, fiscalização, flexibilização e controle dos recursos materiais e materiais, assentados na divisão social do trabalho, na especialização e aperfeiçoamento das atividades e funções de produção, sustentadas nas oportunidades disponibilizadas pelo ininterrupto processo de desenvolvimento científico e tecnológico na contemporaneidade.




Profissão docente na educação superior


Book Description

A formação para o exercício profissional docente exige transformações permanentes e essenciais por parte das Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, torna-se imperiosa a formulação de novos paradigmas de formação e do papel de cada instituição envolvida, de modo que, sintonizada com uma discussão coletiva e envolvendo os vários agentes da área acadêmica e administrativa, possa se assumir uma atitude proativa, alargando, aprofundando e atualizando os campos dos saberes e de seus modos de atuação e produção de significados e conhecimentos. Essas considerações conduzem à necessidade de a docência ser estabelecida como profissão, e isso já se constitui reivindicação de movimentos em nível nacional e internacional. A RIDES – Rede Inter-Regional N-Ne-Co sobre Docência na Educação Superior – nasce dessas preocupações e se configura como uma rede de pesquisadores brasileiros, notadamente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que trabalham com a temática e desenvolvem experiências referentes à melhoria das condições de desenvolvimento profissional do(a) docente da Educação Superior. O presente livro, Profissão Docente na Educação Superior, é resultado dos estudos e pesquisas dos pesquisadores que compuseram o terceiro encontro da RIDES, ocorrido em Salvador, Bahia, no ano de 2011. Está dividido em duas partes (Profissionalidade docente e identidade profissional na Parte I, e Trabalho docente na Educação Superior, abrindo a Parte II), e apresenta um conjunto de pesquisas realizadas na área da docência na/para a Educação Superior, com reflexões que, esperamos, possam contribuir para o debate necessário em cada temática e servir de interlocução com a produção já existente na área.