Políticas de formação docente para a educação profissional


Book Description

Refletir sobre as políticas de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um modelo de sociedade regulada pela lógica capitalista e neoliberal é um desafio que se põe em nosso cotidiano, uma vez que somos atores e autores que fazem e refazem, direta ou indiretamente, a história da educação brasileira. Nesta obra, Maria Adélia da Costa aponta os desafios postos para os professores da EPT, na condição de formadores de profissionais técnicos de nível médio, na era do conhecimento e do mundo globalizado que requer uma formação crítica do trabalhador para enfrentar as complexas relações estabelecidas entre o capital e os mundos do trabalho. Os pressupostos de uma formação politécnica conduzem a profissão docente a uma especificidade que exige políticas incisivas e eficazes visando à formação de professores capazes de problematizar, refletir e atuar na organização escolar para que a EPT não seja entendida como instrumento de submissão e alienação do trabalhador a um padrão de sociedade que cada vez mais se ajusta às regras postas pelo mercado do emprego. No âmbito dessas questões, a autora busca apreender os sentidos e a materialização da profissão docente em um contexto em que as licenciaturas não são requisitos necessários para o exercício da docência, e, sobretudo, se desenvolvem em instituições que não têm referência na oferta desses cursos. Desse modo, esta obra é indicada para todos os indivíduos que atuam com a educação, especificamente com a educação profissional. Especialmente sugerida aos pesquisadores, gestores e profissionais da EPT, bem como aos alunos e alunas das licenciaturas, que se interessam em assumir o pleito de uma necessária e urgente implantação de políticas de formação docente para o desenvolvimento crítico de uma formação humana integrada do trabalhador técnico de nível médio.




Políticas para a formação de professores da educação básica


Book Description

Refletir sobre as políticas de formação de professores, o papel do professor, o encaminhamento e concretização do processo de ensino e de aprendizagem do aluno, para poder refletir criticamente sobre elas, de modo a compreender os princípios e formas de sua operacionalização são discussões emergenciais e imprescindíveis a todos os profissionais que de uma forma ou de outra atuam no campo educacional, sejam eles professores do ensino básico, formadores de professores, pesquisadores, alunos de graduação ou de pós-graduação. Dessa forma, para pensar em uma educação que tenha condições de promover mudanças significativas no aluno, faz-se necessário investir na formação de professores e compreender as políticas educacionais que interferem e direcionam tanto o campo educacional quanto o trabalho do professor. Assim, temos um mosaico de olhares sobre a formação de professores, onde os autores revelam diferentes preocupações para o campo educacional, evidenciando o compromisso social de cada um frente às questões relacionadas ao ensino, à formação de professores, ao cotidiano escolar e às atuais políticas educacionais que interferem e direcionam os caminhos da educação. Os capítulos apresentados neste livro têm, portanto, a pretensão de despertar no leitor significativas reflexões sobre as políticas de formação de professores. Nesse sentido, certamente contribuirão para a discussão da temática evidenciada, discutindo os aspectos relevantes de tais políticas públicas e como elas podem impactar possíveis ações e intervenções na realidade escolar e soluções para os problemas emergentes na prática pedagógica escolar.




Formação de professores


Book Description

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS apresenta o resultado de pesquisas realizadas por pesquisadores da área da educação, especificamente no campo da formação de professores, diante da perspectiva histórica, política e pedagógica. Nos capítulos que compõem esta obra, o leitor poderá acompanhar a relação que estabelecem entre a história, as políticas educacionais e as práticas educativas que envolvem a formação docente. As contribuições dos autores revelam importantes discussões que são resultado de pesquisa de grupos consolidados, que apresentam reconhecimento nacional e internacional. Esses grupos de pesquisa realizam constante intercâmbio dos seus estudos, com reflexões e ideias sobre a temática central deste livro, dividida em três eixos: - História da Formação de Professores - Políticas Educacionais - Práticas Pedagógicas Esta obra pretende, portanto, acrescentar um enriquecimento científico, cultural e metodológico aos professores e estudantes que buscam por desenvolvimento profissional em suas áreas de conhecimento. Busca-se também, possibilitar ao professor e ao estudante universitário uma significativa imersão aos processos formativos e complexos da formação docente.




FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA: políticas, proposições e práticas


Book Description

A formação de professores ocupa centralidade no campo das discussões sobre educação e política educacional. Esta obra apresenta a socialização de resultados de pesquisa e estudos em andamento que focalizam a formação de professores, inicial e continuada, em distintos âmbitos, quais sejam: práticas, políticas educacionais e suas distintas proposições. Nessa perspectiva abarca pesquisas que dialogam com diferentes matrizes teóricas e metodológicas e que propõe análises sobre a política educacional para a formação inicial e continuada de professores, seus distintos percursos formativos e as proposituras em torno dessa temática.




Formação Continuada de Professores nas Políticas Educacionais no Brasil do Século XXI


Book Description

O livro Formação continuada de professores nas políticas educacionais no Brasil do século XXI traz à baila uma análise das ações governamentais voltadas para a melhoria da qualidade da educação no âmbito do planejamento e da gestão da educação pública. O olhar dialético adotado descortina os cenários da formação de professores, no Brasil, marcados por importantes movimentos, por um lado, em defesa da escola pública e, por outro, com objetivos de adequar as políticas educacionais e a formação de professores à reestruturação produtiva, imprimindo à educação o papel de elemento facilitador dos processos de acumulação capitalista. Em seu fulcro, a obra analisa a imp lantação das ações de formação continuada de professores em sistemas públicos municipais de ensino a partir de 2007, período que marca significativas mudanças nas políticas públicas educacionais, fortemente marcadas pelo discurso, reconfigurado, da qualidade da educação básica pública no Brasil. A preocupação deste estudo é apresentar o contexto que impulsionou as reformas que vêm se desenhando a partir da promulgação da atual LDBEN, sem prescindir de momentos históricos anteriores, e como tais reformas têm contribuído para a adoção de políticas públicas voltadas para a formação docente e para a melhoria da qualidade da educação. Como foco do trabalho, escolhi o PAR (Plano de Ações Articuladas) porque representa o atual instrumento do planejamento dos sistemas públicos de ensino, tendo na formação continuada de professores uma das suas principais prioridades. A análise destaca que a formação de professores tem ganhado, historicamente, importância estratégica para a realização das reformas que se expressam pela melhoria da qualidade da educação básica, mas que escondem o caráter eminentemente ideológico, cuja estratégia está relacionada à crise estrutural do capitalismo, que precisa criar novos meios para operar as contradições do sistema, conferindo à educação e à formação de professores importância decisiva para o crescimento econômico. A obra faz, pois, um convite a refletir sobre as políticas educacionais em curso no Brasil, neste significativo momento histórico em que a formação de professores, no âmbi to das políticas públicas educacionais, é considerada impulsionadora para a elevação dos indicadores de qualidade da educação básica pública do país.




Teacher Induction Policy in Global Contexts


Book Description

Teacher induction is becoming increasingly important focus of education policy developed to help beginning teachers develop professionally and stay in teaching work force as a way to meet the needs of global economy and social transformation for teaching quality and student learning in many countries. Policy borrowing is a common practice in teacher induction across different countries, Such a policy borrowing allow policymakers in particular countries to access different options and choices in their policy development instead of trial and error. However, it is often done without a careful policy analysis as its base, especially, the analysis that focuses on the problems the borrowed policy intends to solve, social, political, and educational contexts in which it develops, explicit and implicit conceptual assumptions underlying it, its implementation and associated challenges, and its intended and unintended impacts. Without such an analysis as its base, the implementations of policy borrowed from other countries can causes unnecessary financial, human resource, and emotional costs in its context, even if the policy prove to be successful in the other place. This book serves for such needs of policy analysis in the field of teacher induction. It starts with the book editor’s overview of the book and its intention. Then, there are 16 chapters each is written by a distinguished scholar or a policy analyst from a particular country that analyzes the focuses, contexts, assumptions, implementation, challenges, and consequences of a specific teacher induction policy developed in their home country and then raise important research questions emerging from their analysis. The book is expected to attract readers including scholars, policy makers, practitioners, and graduate students in different countries who have interests in teacher induction research, policy, and practice.




Formação e inserção profissional docente em contexto


Book Description

As ideias presentes na gênese do livro vieram à tona no decorrer de um curso que envolveu as duas Universidades nas quais as pesquisadoras atuam nos programas de Pós-Graduação em Educação, com os seus respectivos grupos de pesquisa: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Antioquia. O curso fez parte dos projetos de internacionalização destas instituições e consolidou-se como um espaço de encontro de mentalidades motivadas com a reflexão sobre a formação das professoras e dos professores e a sua atuação profissional. Estudantes de Pós-graduação e pesquisadores puderam trocar experiências, leituras, teorias e conceitos que ampliaram de forma significativa o cabedal analítico das suas dissertações, teses e projetos de pesquisa.




As políticas curriculares da Educação Profissional de Nível Médio e o Trabalho Docente


Book Description

O livro "As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente" apresenta um estudo sobre o impacto da mudança curricular e sua relação com o trabalho docente. Nesta obra, a relação entre as políticas curriculares e o trabalho docente e os fatores que estão em jogo no processo de recontextualização curricular são temas problematizados. Ao analisar a relação entre as políticas curriculares e o currículo real é utilizada a metáfora do furacão sobre o oceano. Essa metáfora, que foi primeiro utilizada por Larry Cuban, um estudioso sobre a história da reforma escolar norte-americana, representa a possível distância entre as políticas educacionais e o currículo que é desenvolvido em sala de aula. A investigação empreendida tenta desvendar em que medida os ventos fortes do furacão oriundo das políticas educacionais agitam o fundo do mar, a sala de aula.




Formação docente e profissional


Book Description

A escola, a profissão docente e a formação inicial e permanente dos professores são analisadas neste livro, que oferece elementos para abandonar o conceito de professor(a) tradicional, acadêmico ou enciclopedista, bem como o de especialista/técnico, cuja função primordial é transmitir conhecimento aplicando, de forma mecânica, receita e procedimento de intervenção planejados e oferecidos a partir de fora. O professor, em conjunto com a escola e a comunidade que a envolve, deve ter um papel mais ativo no planejamento, desenvolvimento, avaliação e reformulação de estratégias e programas educacionais, para que a instituição educativa possa de fato educar na vida e para a vida.




Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: A Formação Continuada Entre Duas Lógicas


Book Description

O livro Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: a formação continuada entre duas lógicas traz à tona discussões e análises sobre a avaliação do programa de formação continuada de professores desenvolvido no interior das escolas públicas estaduais paranaenses. As autoras discutem, a partir do olhar dos pedagogos, as potencialidades, fragilidades e contradições presentes na modalidade de formação continuada denominada "Semana Pedagógica". O texto organiza-se em duas partes: uma teórica, traduzindo-se num documento histórico e político, que traz conhecimentos específicos das áreaa de Avaliação Educacional e Avaliação de Programas Educacionais, assim como fundamentos legais e normativos sobre as políticas de formação continuada de professores; e outra empírica, revelando dados, depoimentos e comparações realizados pelos profissionais que vivenciaram essa modalidade de formação, nos períodos de 2007-2010 (Governo Requião) e 2011-2014 (Governo Beto Richa). A obra propõe reflexões sobre a organização do trabalho pedagógico, a formação docente, a avaliação de políticas e programas educacionais e permite, ainda, análises e ponderações feitas entre duas lógicas de governo e suas respectivas concepções de formação continuada de professores. Voltada para gestores públicos, estudantes, professores e pesquisadores em Avaliação Educacional e Formação de Professores, a leitura configura-se como um rico instrumento de estudo e discussão sobre as políticas de formação docente, e ressalta a necessidade de avaliação dessas políticas, dando voz aos profissionais que dela participam.