Educação para além do capital e políticas educacionais na América Latina


Book Description

A coletânea “Educação para além do capital e políticas educacionais na América Latina”, organizada por Henrique Tahan Novaes, aglutina um conjunto de treze capítulos com textos resultantes de pesquisas que fazem análise das políticas educacionais na América Latina bem como da resistência e construção de alternativas educacionais por alguns de seus movimentos sociais. No âmbito da América Latina, o Capítulo 2, de Henrique Tahan Novaes e Julio Hideyshi Okumura, discorre sobre o “O papel das Fundações, ONGs e institutos na destruição da educação pública na América Latina”. Dois capítulos trazem reflexões sobre a educação na Argentina: o Capítulo 1 - Políticas educativas en Argentina: el derecho a la educación en disputa - de Esther Levy; e o Capítulo 12 -El Programa Facultad Abierta, dos décadas con las empresas recuperadas y autogestionadas - de Andres Ruggeri. Diferentes reflexões sobre a educação no Brasil, notadamente sobre a construção pelo MST de alternativas educacionais, estão em cinco capítulos: o Capítulo 5, escrito por Messilene Gorete da Silva e Rosana Cebalho Fernandes, trata d’A Escola Nacional Florestan Fernandes e a sua organização formativa; o Capítulo 6 - faz uma exposição sobre a “Formação política no MST: reflexões sobre as repercussões da crise hídrica na luta pela terra”, escrito por Marília Fonseca Del Passo e Fabiana de Cássia Rodrigues; no Capítulo 7, de Henrique Tahan Novaes e João Henrique Pires, analisam-se as “Contribuições das Escolas Agroecologia do MST para a formação de um sistema educacional para além do capital”; no Capítulo 8, é tratado sbore o “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): formação educacional, gênero e pandemia”, de Neusa Maria Dal Ri; o Capítulo 11 traz “Um balanço da atuação das Incubadoras de Cooperativas no Brasil”, de Felipe Addor. Reflexões sobre a sobrevivência da educação pública no Chile, encontram-se no Capítulo 3, “Educación en Chile: Pensar lo público en el ‘oasis’ neoliberal”, de Rodrigo Sánchez, Edmonson e Erick Valenzuela Bello. O Capítulo 10, tem por título “Luta de classes e educação popular em El Salvador: comunidades camponesas e seu legado histórico de auto-organização”, escrito por María Gabriela Guillén Carías. No Capítulo 4, é feita uma análise sobre a “Intervención educativa y trabajo comunitario en México”, de Ana Alicia Peña López e Nashelly Ocampo Figueroa. Sobre o Uruguai, o Capítulo 9 foca a “Escuela de formación de la FUCVAM: una experiencia de formación uruguaya”, redigido por Juan Zerboni. A coletânea é fechada com o capítulo 13, trazendo um texto com um conjunto de quatro reflexões de Renato Dagnino sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade; Tecnociência Solidária; sobre o “Bem Viver” e sobre a curricularização da extensão universitária no Brasil. JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI (Zezo)







O Cenário Educacional Latino-americano no Limiar do Século XXI


Book Description

Este livro é fruto do seminário realizado em 1999 pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): "A construção social das políticas educacionais no Brasil e na América Latina". Os textos de vários autores resgatam o debate do seminário, tendo como objetivo analisar as contribuições dos diferentes sujeitos sociais na definição das políticas educacionais, as dinâmicas de poder e os projetos de educação e sociedade hoje presentes nos cenários brasileiro e latino-americano. Desse modo, é buscada a compreensão das contradições produzidas pelos processos de gestão da educação e pelas novas articulações entre o sistema educacional, o sistema político e o sistema produtivo; seus impactos sobre a participação da população, o acesso e a qualidade dos serviços e o novo desenho dos espaços público e privado, no marco das reformas educacionais que vêm sendo implantadas, há uma década, no Brasil e nos outros países da região. O lançamento deste livro dá-se no contexto das comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP.




Educação para além do capital e políticas educacionais na América Latina


Book Description

A coletânea "Educação para além do capital e políticas educacionais na América Latina", organizada por Henrique Tahan Novaes, aglutina um conjunto de treze capítulos com textos resultantes de pesquisas que fazem análise das políticas educacionais na América Latina bem como da resistência e construção de alternativas educacionais por alguns de seus movimentos sociais. No âmbito da América Latina, o Capítulo 2, de Henrique Tahan Novaes e Julio Hideyshi Okumura, discorre sobre o "O papel das Fundações, ONGs e institutos na destruição da educação pública na América Latina". Dois capítulos trazem reflexões sobre a educação na Argentina: o Capítulo 1 - Políticas educativas en Argentina: el derecho a la educación en disputa - de Esther Levy; e o Capítulo 12 -El Programa Facultad Abierta, dos décadas con las empresas recuperadas y autogestionadas - de Andres Ruggeri. Diferentes reflexões sobre a educação no Brasil, notadamente sobre a construção pelo MST de alternativas educacionais, estão em cinco capítulos: o Capítulo 5, escrito por Messilene Gorete da Silva e Rosana Cebalho Fernandes, trata d'A Escola Nacional Florestan Fernandes e a sua organização formativa; o Capítulo 6 - faz uma exposição sobre a "Formação política no MST: reflexões sobre as repercussões da crise hídrica na luta pela terra", escrito por Marília Fonseca Del Passo e Fabiana de Cássia Rodrigues; no Capítulo 7, de Henrique Tahan Novaes e João Henrique Pires, analisam-se as "Contribuições das Escolas Agroecologia do MST para a formação de um sistema educacional para além do capital"; no Capítulo 8, é tratado sbore o "Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): formação educacional, gênero e pandemia", de Neusa Maria Dal Ri; o Capítulo 11 traz "Um balanço da atuação das Incubadoras de Cooperativas no Brasil", de Felipe Addor. Reflexões sobre a sobrevivência da educação pública no Chile, encontram-se no Capítulo 3, "Educación en Chile: Pensar lo público en el 'oasis' neoliberal", de Rodrigo Sánchez, Edmonson e Erick Valenzuela Bello. O Capítulo 10, tem por título "Luta de classes e educação popular em El Salvador: comunidades camponesas e seu legado histórico de auto-organização", escrito por María Gabriela Guillén Carías. No Capítulo 4, é feita uma análise sobre a "Intervención educativa y trabajo comunitario en México", de Ana Alicia Peña López e Nashelly Ocampo Figueroa. Sobre o Uruguai, o Capítulo 9 foca a "Escuela de formación de la FUCVAM: una experiencia de formación uruguaya", redigido por Juan Zerboni. A coletânea é fechada com o capítulo 13, trazendo um texto com um conjunto de quatro reflexões de Renato Dagnino sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade; Tecnociência Solidária; sobre o "Bem Viver" e sobre a curricularização da extensão universitária no Brasil.




Políticas educacionais e currículo: construindo redes latino-americanas


Book Description

Fruto do segundo ano do projeto de extensão “Rede de diálogo: a educação em debate”, da UNILA, este livro registra as atividades desenvolvidas no ano de 2022. O projeto abarcou atividades presenciais em uma escola Municipal de Foz do Iguaçu, buscando se enraizar e contribuir para mitigar as problemáticas educacionais dessa região, mas, também estabeleceu uma rede mais ampla, com pesquisadores(as) de universidades públicas brasileiras e de outros países latino-americanos, por meio de eventos virtuais “Semana de estudos concentrados - Políticas educacionais e Educação: um debate necessário” e “Currículo e Educação na América Latina”. As discussões apresentadas neste livro denotam a articulação de esforços de diferentes professores(as)/pesquisadores(as) para materialização da preocupação com os rumos da educação pública nos países latino-americanos e, a partir das discussões engendradas, a busca por caminhos que estejam alinhados com os interesses da classe trabalhadora, historicamente alijada do acesso ao conhecimento que venha ao encontro de suas necessidades e vislumbres.




The Global Educational Policy Environment in the Fourth Industrial Revolution


Book Description

Cooperation and collaboration at the regional level appears to be at an unprecedented high, yet there are still substantial disparities across national levels in education, political, and economic sectors. Authors explain at what scale policy decisions are taken within the policy environment and who has the authoritative allocation of values.




Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity


Book Description

Active participation in processes of change are an essential aspect of community participation, and proper recognition of opportunities for participation facilitate community engagement nationally and internationally. Education and its relation to citizenship in recent years has become one of the most important fields of research. From different areas and contexts, it has been revealed that there is a prevailing need for education for citizens to take part actively in the processes of change and improvement that the current global situation requires. The Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity is a pivotal reference source focusing on the productions and fields of study that are carried out all over the world on education for citizenship, namely the devices that provide young people with the consciousness and highlight the aspects of an active democratic life. While highlighting topics such as citizenship identity, educational policy, and social justice, this publication explores participation instruction, as well as the methods of community involvement. This book is ideally designed for educational administrators, policymakers, researchers, professionals, and educators seeking current research on instructional methods for teaching active community and political involvement.




Higher Education and the State in Latin America


Book Description

Latin America higher education has undergone an astonishing transformation in recent years, highlighted by the private sector's growth from 3 to 34 percent of the region's total enrollment. In this provocative work Daniel Levy examines the sources, characteristics, and consequences of the development and considers the privatization of higher education within the broader context of state-society relationships. Levy shows how specific national circumstances cause variations and identifies three basic private-public patterns: one in which the private and public sectors are relatively similar and those in which one sector or the other is dominant. These patterns are analyzed in depth in case studies of Chile, Mexico, and Brazil. For each sector, Levy investigates origins and growth, and then who pays, who rules, and whose interests are served. In addition to providing a wealth of information, Levy offers incisive analyses of the nature of public and private institutions. Finally, he explores the implications of his findings for concepts such as autonomy, corporatism, and privatization. His multifaceted study is a major contribution to the literature on Latin American studies, comparative politics, and higher education.




Persistence and Emergencies of Inequalities in Latin America


Book Description

This book adopts a multidimensional approach to analyze both the historical and emerging factors that contribute to make Latin America and the Caribbean the most unequal region in the world. Social inequality is a historical characteristic of the region, but at the beginning of the 21st century, a handful of progressive governments seemed to be adopting policies that could reduce this historical trend. Many of these efforts, however, were blocked or reversed by the COVID-19 pandemic, which both exposed the persistence of historical trends and contributed to the emergency of new forms of inequality in the region. The different chapters in this contributed volume adopt a multidimensional, intersectional, perspective to analyze both the persistence and the emergency of social devices of production and reproduction of inequalities in the diverse Latin American and Caribbean temporal spatialities. The issues analyzed in the different chapters revolve around four main axes: a) persistence of generational and intergenerational inequalities; b) structural gender inequality; c) intertwined social inequalities: race, class and social structure and; c) historical and economic dimension of inequality. Persistence and Emergencies of Inequalities in Latin America: A Multidimensional Approach will be of interest to researchers interested in the study of social inequality and social justice in different fields of the human and social sciences, such as sociology, political science, history, economics, anthropology and education. It will also be a valuable tool for policy makers and social activists engaged in the discussion, advocacy and implementation of public policies aimed at reducing social inequalities.