Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação: Em Busca de um Diálogo


Book Description

O livro Políticas públicas e formação dos profissionais da educação: em busca de um diálogo propõe contribuir para a compreensão do processo de formação dos profissionais da educação. Toma como referencial diferentes perspectivas nas quais os autores priorizam, de forma interdisciplinar, o enfoque no processo realizado nos níveis e modalidades previstos na estrutura didática proposta pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – Lei no 9.394/96. Esta leitura é indicada para as pessoas que se interessam pela discussão sobre formação de profissionais da educação, em especial professores, cuja discussão apresenta ao leitor possibilidades de participação do diálogo por meio da perspectiva histórica, política e/ou pedagógica.




Políticas para a formação de professores da educação básica


Book Description

Refletir sobre as políticas de formação de professores, o papel do professor, o encaminhamento e concretização do processo de ensino e de aprendizagem do aluno, para poder refletir criticamente sobre elas, de modo a compreender os princípios e formas de sua operacionalização são discussões emergenciais e imprescindíveis a todos os profissionais que de uma forma ou de outra atuam no campo educacional, sejam eles professores do ensino básico, formadores de professores, pesquisadores, alunos de graduação ou de pós-graduação. Dessa forma, para pensar em uma educação que tenha condições de promover mudanças significativas no aluno, faz-se necessário investir na formação de professores e compreender as políticas educacionais que interferem e direcionam tanto o campo educacional quanto o trabalho do professor. Assim, temos um mosaico de olhares sobre a formação de professores, onde os autores revelam diferentes preocupações para o campo educacional, evidenciando o compromisso social de cada um frente às questões relacionadas ao ensino, à formação de professores, ao cotidiano escolar e às atuais políticas educacionais que interferem e direcionam os caminhos da educação. Os capítulos apresentados neste livro têm, portanto, a pretensão de despertar no leitor significativas reflexões sobre as políticas de formação de professores. Nesse sentido, certamente contribuirão para a discussão da temática evidenciada, discutindo os aspectos relevantes de tais políticas públicas e como elas podem impactar possíveis ações e intervenções na realidade escolar e soluções para os problemas emergentes na prática pedagógica escolar.




Formação de professores


Book Description

O livro “Formação de Professores: políticas públicas e tecnologias educacionais – Volume 1 e Volume 2” reúne produções internacionais de pesquisadores dos países de língua portuguesa Brasil, Portugal e Angola. As proposições teóricas são advindas de estudos relacionados à formação de profissionais da educação contemplando temas como legislação vigente, trabalho pedagógico, avaliação, gestão educacional, educação a distância, modalidades educativas online e híbridas, financiamento, software livre, ensino remoto, redes sociais, acessibilidade e Recursos Educacionais Abertos (REA). Produzido à muitas mãos no contexto da pandemia, é um convite para mediações mais plurais, multimodais, equitativas, éticas e democráticas.




Formação Continuada de Professores nas Políticas Educacionais no Brasil do Século XXI


Book Description

O livro Formação continuada de professores nas políticas educacionais no Brasil do século XXI traz à baila uma análise das ações governamentais voltadas para a melhoria da qualidade da educação no âmbito do planejamento e da gestão da educação pública. O olhar dialético adotado descortina os cenários da formação de professores, no Brasil, marcados por importantes movimentos, por um lado, em defesa da escola pública e, por outro, com objetivos de adequar as políticas educacionais e a formação de professores à reestruturação produtiva, imprimindo à educação o papel de elemento facilitador dos processos de acumulação capitalista. Em seu fulcro, a obra analisa a imp lantação das ações de formação continuada de professores em sistemas públicos municipais de ensino a partir de 2007, período que marca significativas mudanças nas políticas públicas educacionais, fortemente marcadas pelo discurso, reconfigurado, da qualidade da educação básica pública no Brasil. A preocupação deste estudo é apresentar o contexto que impulsionou as reformas que vêm se desenhando a partir da promulgação da atual LDBEN, sem prescindir de momentos históricos anteriores, e como tais reformas têm contribuído para a adoção de políticas públicas voltadas para a formação docente e para a melhoria da qualidade da educação. Como foco do trabalho, escolhi o PAR (Plano de Ações Articuladas) porque representa o atual instrumento do planejamento dos sistemas públicos de ensino, tendo na formação continuada de professores uma das suas principais prioridades. A análise destaca que a formação de professores tem ganhado, historicamente, importância estratégica para a realização das reformas que se expressam pela melhoria da qualidade da educação básica, mas que escondem o caráter eminentemente ideológico, cuja estratégia está relacionada à crise estrutural do capitalismo, que precisa criar novos meios para operar as contradições do sistema, conferindo à educação e à formação de professores importância decisiva para o crescimento econômico. A obra faz, pois, um convite a refletir sobre as políticas educacionais em curso no Brasil, neste significativo momento histórico em que a formação de professores, no âmbi to das políticas públicas educacionais, é considerada impulsionadora para a elevação dos indicadores de qualidade da educação básica pública do país.




Formação e Políticas Públicas na Educação


Book Description

A formação de professores e políticas públicas foi o tema geral do evento, seguido de oito eixos temáticos específicos que orientaram a seleção e apresentação dos trabalhos divulgados durante sua realização, e publicados nos Anais eletrônicos do Simpósio: Identidade, profissão e condição docente; Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Políticas de formação docente inicial e continuada; Avaliação educacional; Gestão da educação; Aprendizagem e prática docente; Educação quilombola, do campo, indígena, de Jovens e Adultos, Profissional; Educação inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade.




Formação de professores


Book Description

Nessa obra estão reunidos seis trabalhos de professoras que atuam ou atuaram em universidades públicas, desenvolvendo pesquisas na área de políticas públicas de educação e formação de professores. Um fio condutor e articulador permeia toda a obra, analisando as vicissitudes e perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei no 9394/96, e da legislação pertinente à formação de professores. Tal trajeto conduziu as autoras a uma discussão sobre as possibilidades e alternativas, em busca da compreensão de uma identidade perdida pelo professor (ou de uma identidade que o fizeram perder...). Papirus Editora




Políticas Públicas Para Formação de Professores


Book Description

Políticas públicas para formação de professores: um resgate na história da educação propõe ao leitor uma visão histórico-política da profissão docente. Trata-se de uma obra de relevância profissional que desperta no educador sua valorização social e sua consciência política de práxis como sujeito histórico e necessário à sociedade. Pois conhecer a própria gênese é condição sine qua non para a autonomia, a valorização e a participação nas políticas públicas destinadas à formação do magistério.




Formação dos Profissionais da Educação, Experimentação e Inovação em Tempos de Transição nas Políticas Públicas


Book Description

As políticas públicas de Educação passaram por profundas mudanças nas últimas décadas, como processo de democratização no Brasil, a promulgação da Constituição Cidadã em 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Mas essas mudanças se aceleraram especialmente apartirde 2007 com a criação do fundeb, da Lei do Piso Salarial Nacional, do Plano Nacional de Formaçãode Professores em 2009 e como fim da desvinculação de receitas da União da Educação, momento em que o investimento em Educação aumentou significativamente. Em 2014 chegamos a um momento histórico que foia promulgação do Plano Nacional de Educação de 2014 a 2024, que marcou uma revolução para as metas e estratégias da Educação em todos os níveis, assim como para seu financiamento. O regime de colaboração na Educaçãoatravessa de forma transversal todas essas legislações e políticas públicas, e o presente livropermite um estudo de caso sobre a implementação de políticas educacionais no âmbito de um ente federado estadual, a Bahia, em articulação com a União e os municípios, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores, da Universidade Aberta do Brasil e da Experimentação Educacional entre os anos de 2007 e início de 2011.




Formação e Políticas Públicas na Educação


Book Description

Este livro sobre formação de professores e políticas educacionais acolhe uma diversididade de textos de intelectuais da área que se reuniram em Ouro Preto, convocados pelo Simpoed - Simpósio deFormação e Profissão Docente. As mesas de debate organizadas no evento produziram uma reflexão importante e não poderíamos privar o leitor desse material. Os organizadores pensaram o livro em três partes: a primeira reúne textos sobre as políticas de formação de professores no Brasil com a contribuição de dois textos que dirigem seu olhar sobre a mesma temática na América do Sul (Colômbia e Venezuela). Na segunda parte, o livro reúne as reflexões em torno das políticas educacionais com ênfase nos espaços e sujeitos da educação. Para concluir, a terceira parte do livro traz uma abordagem sobre os sujeitos signatários das políticas educativas – as questões da avaliação e do trabalho docente.




Políticas públicas para o ensino profissional


Book Description

O livro apresenta uma avaliação das políticas públicas para a educação profissional, baseada numa pesquisa empírica, a fim de compreender os resultados práticos da atual reforma dessa modalidade educacional, bem como suas consequências. Após uma breve caracterização das mudanças que vêm ocorrendo no setor produtivo, a autora explicita o conceito de educação tecnológica adotado pelos Centros de Educação Tecnológica (Cefets), recupera a história da educação profissional e sintetiza os principais pontos do novo ordenamento jurídico - dados que servem de suporte para a análise da política de vagas, do financiamento, da formação docente, do perfil do aluno, da evasão e da estrutura curricular. A leitura permite perceber um processo de desmonte, acompanhado da perda de identidade dos Cefets, em virtude do aligeiramento de uma proposta curricular que, em tese, responderia às demandas de mercado. Percebe-se, assim, o deslocamento de uma concepção que se assentava sobre sólida articulação entre conhecimento científico-tecnológico de natureza geral e conhecimento profissional específico para uma concepção que não ultrapassa os limites do treinamento. (Baseado no prefácio de Acácia Z. Kuenzer) - Papirus Editora